Após tomar celular de jornalista, Abel Ferreira pode ficar até seis jogos fora do Brasileirão

Após tomar celular de jornalista, Abel Ferreira pode ficar até seis jogos fora do Brasileirão
Flagrado discutindo com a arbitragem, o técnico do Palmeiras tomou celular de um produtor da TV Globo - Imagem reprodução rádio Itatiaia

A partida entre Atlético-MG e Palmeiras neste domingo (28), no Mineirão foi marcada por polêmicas envolvendo a arbitragem, entre elas uma foi protagonizada por Abel Ferreira. O técnico da equipe alviverde foi flagrado tomando o celular de um produtor da Rede Globo nos bastidores do pós-jogo.

Após seu time empatar com o Atlético-MG em 1 x 1 em jogo válido pela 8ª rodada do Campeonato Brasileiro 2023, o técnico Abel Ferreira atacou a imprensa novamente e protagonizou um episódio constrangedor. Após a partida, o quarto árbitro da partida Ronei Candido Alves ouvia as reclamações do diretor de futebol do Palmeiras Anderson Barros, ainda no túnel que dá acesso aos vestiários.

O técnico Português então se juntou a Barros na discussão com o quarto árbitro. Até aquele momento a situação era flagrada por um produtor da TV Globo, que com seu aparelho celular registrava em vídeo o conflito.

Ao perceber que estava sendo filmado, o técnico português vai em direção ao produtor e arranca das mãos deles o aparelho. Toda a ação também foi capitada em imagens por um reporte da rádio Itatiaia. Percebendo que também estava sendo registrado em seu ataque ao produtor, Abel devolve o aparelho e se retirou afirmando “o futebol está assim por vossa culpa“.

Assistir vídeo

Posteriormente, em coletiva o técnico do Palmeiras buscou se retratar do ocorrido. Alegando querer evitar que a situação virasse uma “tempestade em copo d’água”, Abel decidiu esclarecer o ocorrido.

Antes de começar a coletiva, gostaria de fazer um esclarecimento, uma vez que aqui todo mundo gosta de transformar um copo d’água numa tempestade. Houve uma confusão no túnel entre nosso diretor desportivo e um dos assistentes da arbitragem, e tinham repórter a filmar tudo”.

Ainda de acordo com o Abel Ferreiraisso são coisas do futebol“, coisas que a imprensa “não tem de saber“. Abel justificou sua ação intempestiva como uma resposta por ter sentido seu direito à privacidade invadido. Contudo, vale lembrar que a ação no túnel foi filmada do espaço destinado a imprensa.

Punição do STJD

É previsto no Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), em seu artigo 258 a punição com suspensão de até seis partidas por: “Assumir qualquer conduta contrária à disciplina ou à ética desportiva não tipificada pelas demais regras deste Código.”

Contudo, a infração pode ser menor ou equivalente, cabendo ainda a tentativa de um acordo anterior a apresentação da denúncia formal. A medida se aplica a atletas, treinadores membros de comissão técnica e outros.

No caso de Abel, é importante frisar que há um agravante, a reincidência. Anteriormente, o treinador já foi punido pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) em março desse ano, com dois jogos de suspensão.

Cobertura relacionadaMessi lidera Argentina contra a Argélia na estreia da atual campeã mundial

A decisão ocorreu após o árbitro registrar na súmula do jogo entre Palmeiras e Flamengo pela Supercopa do Brasil, o chute do treinador no microfone de captação da Rede Globo. Contudo, vale lembrar que o episódio deste domingo não chegou a ser relatado na súmula do jogo.

Sobre Atlético-MG x Palmeiras

O confronto entre Atlético-MG x Palmeiras foi um jogo pegado e difícil para as duas equipes, assim como já se anunciava pelo retrospecto do confronto. Na primeira etapa, após ter um gol anulado, a equipe alviverde pareceu não ter conseguido manter a habitual “cabeça fria e o coração quente”.

Em falha do zagueiro Gustavo Gomez, o ponta Pavon saiu costurando a defesa do Palmeiras e frente a frente com Weverton, não perdoou e marcou aos 45′ do primeiro tempo. Assim, com o gol, o Galo ultrapassava o Verdão e assumia a segunda posição na tabela do Brasileirão.

Contudo, o time do técnico Abel Ferreira retornaria melhor para o segundo tempo, em jogada pela direita do ataque palmeirense, o lateral Marcos Rocha acertou uma enfia de bola para o ponta Arthur, que de direita cruzou a bola na área do Galo. Assim, o meia Dudu, do auge do seus 1,66m, marcou de cabeça o gol de empate para o Palmeiras aos 6′ minutos da etapa final.

O técnico Eduardo Coudet ainda tentou buscar a vitória em casa, mas a noite no Mineirão seria mesmo de empate. Assim, o resultado manteve os times nos mesmos lugares na tabela, o Palmeiras segue em segundo com 16 pontos, cinco a menos que o líder Botafogo. Enquanto que o Atlético-MG fecha o G4 com 14 pontos conquistados.

Erro do VAR?

Durante o jogo, ainda na primeira etapa o árbitro Braulio da Silva Machado anulou o gol marcado de meia bicicleta pelo atacante do Palmeiras Rony. A decisão ocorreu com a ajuda de Rodrigo D Alonso Ferreira, árbitro responsável pelo VAR.

Contudo, o caso causou polêmica nas redes sociais e até dentro de campo. Na imagem divulgada pelo Premiere, única mostrada pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF), o ângulo se mostra inconclusivo.

A linha, aparentemente mal traçada anulou o que seria um dos mais belos lances da rodada. Contudo, a maior preocupação pode ter escapado na fala do atacante do Palmeiras em entrevista no intervalo do jogo.

De acordo com Rony, o árbitro de campo teria citado um possível erro na anulação do lance. “Acabei de olhar o lance, para mim não estava. Faz parte. Como o juiz falou, é erro lá de cima“, afirmou o jogador do Palmeiras.

Próximos jogos de Atlético-MG e Palmeiras

O Atlético-MG volta a campo na próxima quarta-feira (31) às 21h30 (horário de Brasília), na Neo Química Arena, onde enfrentará o Corinthians. A partida é válida pelo segundo jogo das oitavas de final da Copa do Brasil. No jogo de ida o Galo venceu o Timão por 2×0. Agora o time mineiro pode até perder por um gol de diferença.

O Palmeiras retorna a campo também na quarta-feira (31), às 19h00 (horário de Brasília), na Arena Castelão, onde enfrenta o Fortaleza, pela segunda partida das oitavas de final da Copa do Brasil. No primeiro encontro, o Verdão levou a melhor e conseguiu uma vitória de 3×0 frente ao Leão do Pici. Agora, a equipe de Abel Ferreira pode até perder por dois gols de diferença.

Continua após a publicidade

Deixe um comentário

Seu e‑mail não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.