GTA 6 (Grand Theft Auto VI) pode seguir os passos de Roblox, permitindo conteúdo criado por usuários (UGC), transformando o jogo em uma plataforma de criação aberta para a comunidade.
Segundo o site Portal Viciados, a Rockstar já estaria conversando com criadores de conteúdos como Fortnite, Roblox e GTA Online para estudar a melhor forma de implementar ferramentas que permitam aos jogadores criarem suas experiências dentro de GTA 6.
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O plano seria oferecer um conjunto de ferramentas, permitindo que os usuários criem missões, eventos, mapas e modos de jogo. Em outras palavras, a Rockstar quer levar o conceito de sandbox a um novo nível e quem já joga Roblox entende bem o poder disso.
Roblox como referência para GTA 6
Hoje, Roblox é sinônimo de liberdade, com milhões de jogadores desenvolvendo suas experiências. Um exemplo é o Blue Lock Rivals, baseado no anime Blue Lock, que oferece recompensas e códigos atualizados, mantendo o interesse da comunidade.
Ao trazer esse conceito para GTA VI, a Rockstar abre espaço para que o jogador deixe de ser apenas consumidor e passe a ser também criador de conteúdo dentro do próprio jogo, com infinitas possibilidades.
A franquia GTA sempre contou com uma comunidade de modders, especialmente no PC. Mods como o FiveM e servidores de roleplay (RP) deram nova vida ao GTA 5, criando experiências sociais, criativas e até lucrativas. Mas, até hoje, tudo isso ocorreu fora do ambiente oficial da Rockstar.
Com GTA 6, esse cenário pode mudar completamente. A ideia de trazer ferramentas de criação integradas diretamente ao jogo semelhantes às de Roblox ou Fortnite que permite que jogadores desenvolvam suas experiências de forma legal, segura e monetizável.
Um plano ousado que pode gerar bilhões
Ao transformar GTA 6 numa plataforma com suporte para UGC, a Rockstar não apenas amplia o ciclo de vida do jogo, como também cria uma nova economia digital. Roblox já provou que isso funciona: criadores de conteúdo ganham dinheiro, a empresa lucra com parcerias e eventos.
No universo de GTA, isso pode ser ainda mais poderoso. Imagine recriar assaltos, histórias paralelas, jogos de corrida, jogos de terror ou até minijogos cômicos, tudo dentro de Vice City e da RAGE Engine do novo jogo.
GTA 6 pode ser o Roblox dos adultos?
Pode parecer uma comparação estranha, mas a ideia de GTA 6 ser um “Roblox para adultos” faz sentido quando olhamos para a estrutura proposta.
Enquanto Roblox é colorido, acessível e voltado para públicos mais jovens, GTA 6 tem tudo para ser o mesmo tipo de sandbox, só que com uma estética realista, narrativa mais madura e possibilidades mais intensas.
Ambos os jogos compartilham um ponto em comum: dar ao jogador ferramentas para criar. A diferença está no universo em que essas ferramentas são aplicadas.Em suma, GTA 5 provou que um jogo pode permanecer relevante por mais de uma década quando é alimentado por sua comunidade. Agora, GTA 6 pode aprofundar ainda mais essa conexão, com suporte oficial à criação de conteúdo, eventos criados por usuários, e até recompensas dentro do jogo.