Filmes
Tendência

Cinema nacional em destaque: 5 filmes brasileiros para ver na Netflix

O cinema brasileiro tem conquistado cada vez mais espaço, com produções que se destacam em festivais e também nos catálogos de streaming. A Netflix, por exemplo, oferece uma variedade de filmes nacionais que merecem ser vistos ou revistos. Para te ajudar na escolha, listamos cinco longas-metragens que se destacaram e estão disponíveis na plataforma.

Entre os títulos, há filmes que foram indicados ao Oscar, como Central do Brasil (1998), com Fernanda Montenegro concorrendo a Melhor Atriz, e Cidade de Deus (2002), que recebeu quatro indicações, incluindo Melhor Diretor para Fernando Meirelles.

O documentário Democracia em Vertigem também marcou presença no Oscar, sendo indicado na categoria de Melhor Documentário em 2020.

Confira cinco filmes nacionais disponíveis na Netflix:

Terra Estrangeira (1995)

Dirigido por Walter Salles e Daniela Thomas, o filme narra a história de Paco (Fernando Alves Pinto) que, após a morte da mãe em meio a um período de incertezas no governo Collor, decide ir para Portugal. Lá, ele conhece Alex (Fernanda Torres) e seu namorado Miguel (Alexandre Borges), envolvendo-se em um esquema de contrabando. O filme foi eleito pela Associação Brasileira de Críticos de Cinema (Abraccine) como um dos 100 melhores filmes brasileiros de todos os tempos, e conquistou diversos prêmios, incluindo o Golden Rosa Camuna de Melhor Direção.

Clique aqui para assistir.

Carandiru (2003)

Sob a direção de Héctor Babenco, Carandiru é inspirado na obra do médico Drauzio Varella e retrata a realidade do presídio que foi considerado o maior da América Latina, incluindo o massacre ocorrido em 1992. Com um elenco que inclui Rodrigo Santoro, Lázaro Ramos e Wagner Moura, o filme foi um sucesso de crítica, recebendo prêmios no Brasil e no exterior, como o Prêmio Especial do Júri e Prêmio do Público no Festival de Cinema de Havana.

Clique aqui para assistir.

Hoje Eu Quero Voltar Sozinho (2014)

Dirigido por Daniel Ribeiro, o filme acompanha Leonardo (Ghilherme Lobo), um adolescente cego que busca independência e lida com a superproteção da mãe. A chegada de Gabriel (Fábio Audi) à escola desperta novos sentimentos em Leonardo, levando-o a descobrir mais sobre sua sexualidade. O longa foi muito bem avaliado pela crítica internacional, sendo premiado no Festival de Berlim com o FIPRESCI Prize de Melhor Filme e o Teddy Award de Melhor Filme com temática LGBTQIA+.

Clique aqui para assistir.

O Palhaço (2011)

Dirigido e estrelado por Selton Mello, O Palhaço narra a história de Benjamin (Selton Mello) e seu pai, Valdemar (Paulo José), palhaços de um circo mambembe nos anos 1970. A vida de Benjamin muda ao abandonar o circo para trabalhar em uma empresa. O filme foi indicado a Melhor Diretor Revelação no Chicago International Festival e recebeu diversas estatuetas no Grande Prêmio Brasileiro de Cinema, incluindo Melhor Diretor para Selton Mello.

Clique aqui para assistir.

Aquarius (2016)

O filme acompanha Clara (Sônia Braga), uma jornalista aposentada que luta para manter seu apartamento em meio ao assédio de uma construtora. O filme concorreu à Palma de Ouro no Festival de Cannes, e Sônia Braga ganhou o troféu de Melhor Atriz no ICS Cannes Awards. No Brasil, conquistou o Grande Prêmio do Cinema Brasileiro de Melhor Longa-Metragem de Ficção e Melhor Diretor para Kleber Mendonça Filho.

Clique aqui para assistir.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.

Brunna Mendes

Gestão Hospitalar (UFRN), 31 primaveras, sagitariana e apaixonada por uma boa leitura, séries, filmes e Netflix.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Fechar

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.