Universal busca novo lar para a franquia ‘Jason Bourne’ e planeja reboot

Universal busca novo lar para a franquia ‘Jason Bourne’ e planeja reboot
Imagem: Reprodução

A franquia de espionagem Jason Bourne está disponível no mercado. A WME está oferecendo os direitos da franquia e o restante da obra de Robert Ludlum, representando os interesses do espólio do falecido autor.

O objetivo é encontrar uma nova produtora para a franquia e garantir que o superspie apareça com mais frequência nas telas. A última aparição de Bourne foi em 2016, no filme Jason Bourne, da Universal e da produtora Captivate Entertainment, que gerencia os direitos cinematográficos do espólio de Ludlum. Ainda não se sabe se Matt Damon, que interpreta o protagonista há muitos anos, participará da nova versão.

Skydance, Apple e Netflix já se reuniram com o espólio para discutir os direitos. A Universal também pode tentar readquirir os direitos, caso apresente uma proposta interessante.

O legado de Jason Bourne

Jason Bourne nasceu da mente do escritor Robert Ludlum, que publicou A Identidade Bourne em 1980. Duas décadas depois, Matt Damon e o diretor Doug Liman levaram o personagem para as telonas com o filme A Identidade Bourne, de 2002. O filme, lançado alguns anos antes da reinvenção realista de James Bond por Daniel Craig em Casino Royale, inaugurou uma nova era de filmes de espionagem, que priorizavam o realismo em vez de gadgets de alta tecnologia.

O sucesso gerou duas sequências baseadas nos livros de Ludlum: A Supremacia Bourne (2004) e O Ultimato Bourne (2007). A Universal tentou expandir a franquia com Jeremy Renner interpretando um personagem diferente em O Legado Bourne (2012), mas a ideia não vingou. Damon retornou alguns anos depois com Jason Bourne, que arrecadou US$ 415 milhões em todo o mundo.

Franquia Jason Bourne está à venda! WME oferece direitos da série e obras de Robert Ludlum
Franquia Jason Bourne está à venda! WME oferece direitos da série e obras de Robert Ludlum (Imagem: Reprodução)

Disputa por propriedade intelectual

A movimentação em torno de Bourne ocorre em um momento de intensa disputa por propriedade intelectual, com cada vez menos propriedades conhecidas disponíveis. Recentemente, a Amazon assumiu o controle de James Bond dos produtores Barbara Brocoli e Michael G. Wilson.

Nos últimos anos, a Universal considerou trazer Bourne de volta, e Edward Berger, diretor de Conclave, foi contratado no final de 2023 para desenvolver uma nova abordagem. No entanto, o projeto não avançou com a rapidez necessária.

 

 

Deixe um comentário

Seu e‑mail não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.