Revalida 2025: Prazo para recursos da prova discursiva encerra nesta quinta

Revalida 2025: Prazo para recursos da prova discursiva encerra nesta quinta
Marcelo Camargo/Agência Brasil

Candidatos que realizaram a primeira edição de 2025 do Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituição de Educação Superior Estrangeira (Revalida) têm até esta quinta-feira (15) para interpor recursos contra as notas provisórias da prova discursiva.

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) informa que os recursos devem ser submetidos exclusivamente online, através do Sistema Revalida. Recursos apresentados fora do sistema ou após o prazo não serão considerados.

O Revalida é destinado a médicos formados no exterior, brasileiros ou estrangeiros, que desejam exercer a profissão no Brasil. O exame visa garantir a qualidade da assistência médica prestada no país.

Recursos

Conforme o edital da 1ª etapa do Revalida 2025/1, os recursos contra o resultado provisório da prova escrita devem se restringir a questionamentos sobre as pontuações atribuídas a cada quesito avaliado, com base na versão definitiva do padrão de resposta.

A identificação do candidato nos espaços destinados ao recurso resultará na sua reprovação automática.

O resultado final, acompanhado das justificativas de deferimento ou indeferimento da banca corretora, será divulgado em 3 de junho na Página do Participante, acessível através do login Gov.br.

Edição de 2025

A primeira etapa do Revalida 2025/1 foi realizada em 23 de março, com a participação de 93,63% dos 17.778 inscritos.

As provas objetiva e discursiva foram aplicadas em 11 capitais brasileiras: Belo Horizonte, Brasília, Campo Grande, Curitiba, Porto Alegre, Porto Velho, Recife, Rio Branco, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo.

A prova teórica consistiu em 100 questões de múltipla escolha e questões discursivas.

As notas provisórias e o padrão de respostas definitivo foram divulgados pelo Inep na última sexta-feira (9).

Sobre o Revalida

O Inep aplica o Revalida desde 2011. As universidades públicas que aderem ao exame são responsáveis pela revalidação dos diplomas dos aprovados.

O exame é dividido em duas etapas eliminatórias: a teórica e a prática, aplicadas em momentos distintos.

As provas escritas e de habilidades clínicas avaliam, de forma interdisciplinar, as cinco grandes áreas da medicina: clínica médica, cirurgia, ginecologia e obstetrícia, pediatria e medicina da família e comunidade (saúde coletiva).

Para ser aprovado, o candidato deve demonstrar conhecimentos, habilidades e competências necessários para o exercício da medicina. Assim como para o Enem 2025, a aprovação no Revalida exige dedicação e preparo.

A aprovação na prova teórica é pré-requisito para a participação na segunda etapa, a prova prática.

A prova prática avalia as habilidades clínicas em cenários de prática profissional, incluindo atenção primária, atendimento ambulatorial e hospitalar, pronto-socorro (urgência e emergência) e medicina comunitária, com base nas Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Medicina, normas e legislação profissional.

Deixe um comentário

Seu e‑mail não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.