Programa do IMD abre seleção com cursos gratuitos em IA, Ciência de Dados e mais

Inscrições vão até 20 de julho e são para público externo à UFRN.
Programa do IMD abre seleção com cursos gratuitos em IA, Ciência de Dados e mais
Imagem de Lukas por Pixabay

O Instituto Metrópole Digital (IMD), da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), está com inscrições abertas para o seu Programa de Estudos Secundários (PES), que oferece formação gratuita e especializada em áreas estratégicas da tecnologia. Ao todo, estão sendo ofertadas 55 vagas distribuídas entre seis cursos distintos, com ênfase em competências pouco abordadas nos currículos convencionais de graduação.

Podem se candidatar profissionais já graduados, estudantes universitários em andamento ou mesmo aqueles que iniciaram um curso superior sem tê-lo concluído. O programa é exclusivo para quem não possui vínculo ativo com cursos de graduação da UFRN.

As inscrições seguem até o dia 20 de julho, por meio da seção “processos seletivos – formação complementar” no SIGAA da UFRN. Para participar, é necessário anexar os seguintes documentos em formato PDF: cópia do diploma ou certificado de conclusão da graduação, histórico acadêmico, documento de identidade com foto e CPF. A taxa de inscrição é de R$ 70,00.

Cursos ofertados

As vagas estão distribuídas entre as seguintes áreas:

  • Bioinformática – 5 vagas
  • Ciência de Dados – 5 vagas
  • Inovação e Empreendedorismo – 5 vagas
  • Inteligência Artificial (IA) – 30 vagas
  • Internet das Coisas (IoT) – 5 vagas
  • Jogos Digitais – 5 vagas

Cada candidato pode escolher apenas um curso, sem possibilidade de alteração após a inscrição.

As aulas serão presenciais e os horários podem variar a cada semestre, dependendo da disponibilidade de infraestrutura e da equipe docente do IMD. A carga horária total dos cursos varia entre 300 e 360 horas, conforme o conteúdo programático de cada formação.

Processo seletivo e cronograma

Regido pelo Edital nº 001/2025, o processo seletivo do PES será composto por uma Prova de Conhecimentos Específicos, com questões objetivas. O exame cobrará conteúdos teóricos e práticos ligados à área de Tecnologia da Informação (TI), além de competências essenciais relacionadas ao curso escolhido.

A divulgação do resultado final está prevista para o dia 7 de agosto, diretamente na página do processo seletivo no portal SIGAA da UFRN.

Sobre o Programa de Estudos Secundários

O PES é classificado como curso sequencial, nos moldes definidos pela Câmara de Ensino Superior do Conselho Nacional de Educação. A proposta do programa é complementar a formação acadêmica tradicional com foco em áreas emergentes da tecnologia, contribuindo para a capacitação de profissionais de diferentes setores.

Além do conteúdo técnico, o programa visa valorizar o currículo dos participantes e aumentar as oportunidades no mercado de trabalho, por meio de certificação na área escolhida.

Deixe um comentário

Seu e‑mail não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.