A Caixa Econômica Federal anunciou a prorrogação do prazo para aditamento dos contratos do Novo Fies referentes ao primeiro semestre de 2025. Estudantes matriculados em instituições de ensino superior agora têm até 30 de junho para realizar diversas alterações contratuais consideradas essenciais.
Entre as opções disponíveis para os estudantes estão o acréscimo de renovação semestral, a transferência de curso ou instituição, a suspensão temporária e o encerramento antecipado do contrato. Todas essas modificações podem ser feitas através do portal SifesWeb e do aplicativo Fies Caixa. E por falar em Caixa, a Caixa oferece imóveis no Nordeste com até 40% de desconto.
Não perca nada!
Faça parte da nossa comunidade:
Atenção: É importante que os estudantes estejam atentos aos prazos e requisitos para garantir a regularidade do seu financiamento.
Dilatação do Prazo de Financiamento
Uma outra oportunidade para os beneficiários do Novo Fies é a solicitação de dilatação do prazo de utilização do financiamento. Essa opção estará disponível a partir do dia 1º de junho e se estenderá até 15 de julho. A dilatação é destinada aos estudantes que não conseguiram concluir o curso dentro do período originalmente previsto pelo financiamento.
Para efetivar tanto o aditamento quanto a solicitação de dilatação, é imprescindível que os alunos estejam em dia com os pagamentos do boleto único.
O que é o Aditamento?
De acordo com as regras do Novo Fies, os contratos firmados entre os alunos e a Caixa Econômica Federal devem ser aditados semestralmente. Esse processo de renovação é iniciado pela instituição de ensino e, posteriormente, precisa ser validado pelo estudante.
Serviços Disponíveis Online
Através do aplicativo Fies Caixa, os alunos podem:
- Solicitar a dilatação do prazo de utilização do contrato;
- Validar o aditamento de renovação do contrato;
- Visualizar e gerar boletos de parcelas em aberto;
- Acessar dados cadastrados;
- Solicitar a suspensão temporária do contrato.
Todos esses serviços também estão disponíveis no site SifesWeb.
Entenda o Fies
O Fies é um programa do Governo Federal que oferece financiamento a estudantes para cursarem graduação em instituições privadas que aderiram ao programa e possuem avaliação positiva no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). Caso esteja interessado em outros programas de financiamento, o prazo para inscrições nas vagas remanescentes do Fies termina nesta terça-feira (29).
Quem Pode se Inscrever no Fies?
Para se inscrever no processo seletivo do Fies e do Fies Social, o candidato deve atender aos seguintes requisitos:
- Ter participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir da edição de 2010, com nota no exame válida até o momento anterior à abertura das inscrições;
- Ter obtido pontuação igual ou superior a 450 pontos na média aritmética das notas alcançadas nas cinco provas do Enem e nota superior a zero na prova de redação;
- Não ter participado do exame como treineiro;
- Ter condições de atingir a frequência mínima exigida para o semestre letivo referente ao primeiro semestre de 2025, no curso, turno e local de oferta da instituição de ensino superior onde deseja estudar.
- Ter renda familiar mensal bruta per capita de até três salários mínimos (R$ 4.554, em 2025) para o Fies;
- No caso do Fies Social, ser inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), com renda familiar por pessoa de até meio salário mínimo (R$ 758, em 2025).