Venda de veículos novos tem alta impulsionada por oferta de crédito em 2024, aponta Fenabrave

Venda de veículos novos tem alta impulsionada por oferta de crédito em 2024, aponta Fenabrave
Rafa Neddermeyer/ Agência Brasil

O mercado de veículos novos no Brasil apresentou um crescimento expressivo em 2024, com um aumento de 14,15% nas vendas, englobando automóveis, comerciais leves, ônibus e caminhões. Este resultado foi divulgado pela Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave) e atribuído, em grande parte, à expansão da oferta de crédito, facilitada pela aprovação do Marco Legal das Garantias.

Segundo Arcelio Alves dos Santos Júnior, novo presidente da Fenabrave, o Marco Legal das Garantias foi um fator decisivo para o desempenho do setor. “Com certeza, a aprovação do Marco Legal das Garantias foi um fator super importante porque volta na questão do crédito, que é fundamental para o nosso setor”, afirmou durante coletiva de imprensa. O crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) e o bom desempenho do agronegócio também foram apontados como fatores que contribuíram para o resultado positivo.

Resultados de Vendas em 2024

Ao longo de 2024, foram comercializadas mais de 2,6 milhões de unidades de veículos novos no país. Especificamente, o segmento de automóveis e comerciais leves registrou um aumento de 14,02% em comparação com 2023, totalizando 2.484.740 unidades emplacadas.

Projeções para 2025

A Fenabrave projeta uma desaceleração no ritmo de crescimento para 2025, com uma estimativa de aumento de 5% nas vendas de automóveis, comerciais leves, ônibus e caminhões. Essa projeção mais conservadora é atribuída a um possível aumento na taxa de juros. No entanto, a entidade também prevê um crescimento de 7% nas vendas totais de veículos, incluindo motocicletas e implementos rodoviários.

O presidente da Fenabrave expressou otimismo quanto à possibilidade de revisar as projeções para cima, caso as condições econômicas melhorem, especialmente no que se refere a juros e taxa cambial. “Esperamos que, apesar do nosso conservadorismo, possamos revisar os números”, declarou, acrescentando: “Acreditamos que, se as condições econômicas melhorarem, especialmente vinculadas a juros e taxa cambial, possamos rever o número até para cima”.

O setor automotivo se prepara para uma invasão de 57 elétricos e híbridos em 2025.

A Nissan Kicks Play: SUV reposicionado no mercado com novo nome e facelift em 2025.

Deixe um comentário

Seu e‑mail não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.