Uso obrigatório de ar-condicionado vira nova exigência da Uber no Brasil

A Uber também alertou que o descumprimento da medida pode afetar diretamente o desempenho dos motoristas dentro da plataforma.
Uso obrigatório de ar-condicionado vira nova exigência da Uber no Brasil
Reprodução / Uber

A Uber confirmou uma nova diretriz que torna obrigatório o uso do ar-condicionado em todas as viagens realizadas pelo aplicativo no Brasil, independente da categoria. A medida já está em vigor para os serviços como UberX, Comfort e Black, e visa padronizar a experiência dos usuários, garantindo mais conforto durante os trajetos.

A decisão tem gerado repercussão entre os motoristas, principalmente no Rio Grande do Norte, onde parte da categoria demonstra insatisfação. Muitos alegam que o uso contínuo do sistema de refrigeração impacta diretamente na rentabilidade das corridas, já que o ar-condicionado aumenta o consumo de combustível e reduz ainda mais a margem de lucro, que já é considerada baixa por muitos profissionais.

Em nota oficial publicada em seu canal, a empresa justificou a mudança destacando a importância do conforto térmico diante das ondas de calor registradas em várias regiões do país. “Na Uber esperamos que toda experiência na plataforma seja positiva, segura e respeitosa para todos. O uso do ar-condicionado durante as viagens intermediadas pelo aplicativo pode gerar dúvidas em nossa comunidade de usuários e motoristas parceiros, por isso é importante reforçar as políticas da plataforma sobre esse tema.”

A empresa ainda esclareceu que o ar-condicionado sempre foi um item obrigatório para o cadastro de veículos no app. Contudo, agora a exigência se estende ao uso durante a corrida. “O ar-condicionado é um requisito para o cadastro de um carro na plataforma da Uber em qualquer modalidade de viagens, e o Código da Comunidade estabelece que o motorista parceiro deve realizar manutenção para garantir as condições de funcionamento de todos os itens do veículo, o que inclui o ar-condicionado”, destacou a nota.

A Uber também alertou que o descumprimento da medida pode afetar diretamente o desempenho dos motoristas dentro da plataforma. Avaliações negativas por não uso do ar-condicionado podem resultar em cancelamentos de viagens, notas baixas e até exclusão de categorias como Comfort, Black e VIP. “Viagens que não atendem as expectativas dos usuários, como a não utilização do ar-condicionado, podem impactar diretamente o motorista parceiro, uma vez que os usuários podem cancelar a viagem, reportar a situação à plataforma ou usar a ferramenta de avaliação das viagens considerando sua insatisfação.”

A companhia foi enfática ao dizer que é terminantemente proibida qualquer cobrança adicional por parte dos motoristas em nome da empresa. “Destacamos, por fim, que é proibida a cobrança de qualquer valor adicional dos passageiros em nome da Uber. Cobranças realizadas fora da plataforma representam violação às regras de segurança do Código da Comunidade e podem levar à desativação da conta do motorista parceiro envolvido”, finaliza a nota.

Deixe um comentário

Seu e‑mail não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.