O Banco Central (BC) divulgou nesta quinta-feira (5 de dezembro de 2024) os resultados da Pesquisa de Estabilidade Financeira (PEF), apontando o risco fiscal como a maior ameaça à estabilidade financeira do país nos próximos três anos. Segundo o levantamento, 42% das 89 instituições financeiras consultadas – incluindo bancos, cooperativas de crédito, instituições de pagamento e gestoras de recursos – citaram o descontrole das contas públicas e a explosão de gastos governamentais como sua principal preocupação.
Essa percepção manteve-se estável em relação à pesquisa anterior, realizada em agosto, quando 41% das instituições apontaram o mesmo risco. As preocupações expressas pelas instituições financeiras giram em torno da sustentabilidade da dívida pública e do arcabouço fiscal, e seus impactos nos preços dos ativos e na política monetária (juros).
Em segundo lugar, com 27% das citações, surgem os riscos internacionais. O BC destaca o aumento das preocupações com as eleições nos Estados Unidos, a escalada de conflitos geopolíticos, a desaceleração da economia chinesa e a política monetária e a atividade econômica norte-americana. Em agosto, este item havia sido citado por apenas 23% das instituições.
O risco de inadimplência e a atividade econômica interna ficaram em terceiro lugar, com 12% das menções, mantendo o mesmo percentual da pesquisa anterior. Embora o BC o considere limitado e de impacto médio sobre o sistema financeiro, as instituições demonstraram aumento na probabilidade de sua ocorrência, apontando preocupações com a alavancagem (expansão de dívidas) e a inadimplência de famílias e empresas, além dos impactos do aperto monetário resultante da alta dos juros.
Apesar dos riscos, o BC registrou uma visão mais positiva sobre o ciclo de crescimento econômico por parte das instituições financeiras, com aumento no número daquelas que consideram a fase atual como de expansão ou boom. Concomitantemente, houve redução na proporção das que veem o país em fase de recuperação econômica. Os percentuais exatos não foram divulgados pela autoridade monetária.
A pesquisa também indica que o índice de confiança na estabilidade do Sistema Financeiro Nacional permanece elevado, com um pequeno aumento em relação ao período anterior. Novamente, o BC optou por não divulgar os números específicos.
A pesquisa foi realizada entre 21 de outubro e 8 de novembro de 2024.
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.