Após a confirmação de um caso de influenza aviária de alta patogenicidade (IAAP) em um matrizeiro de aves comerciais no município de Montenegro, Rio Grande do Sul, o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) anunciou a suspensão das importações de carne de frango brasileira por China, União Europeia (UE) e Argentina.
A China, maior importadora de carne de frango do Brasil, e a União Europeia aplicaram restrições a todo o território nacional, conforme acordos comerciais preexistentes. A Argentina, por sua vez, suspendeu preventivamente as importações de produtos e subprodutos avícolas que requerem comprovação de ausência de IAAP.
Não perca nada!
Faça parte da nossa comunidade:
O Mapa informou que está seguindo os acordos comerciais vigentes e buscará o reconhecimento do princípio de regionalização, proposto pela Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA), para limitar as restrições a um raio de 10 quilômetros do foco da doença.
Impacto nas exportações
Em 2024, a China importou 562,2 mil toneladas de carne de frango brasileira, representando 10,8% do total exportado. A União Europeia importou 231,8 mil toneladas, equivalentes a 4,49% do total. Japão, Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos e Filipinas já aprovaram a regionalização para IAAP, o que pode minimizar o impacto geral nas exportações.
O Brasil é o maior exportador de carne de frango do mundo, com 5,2 milhões de toneladas vendidas para 151 países em 2024, gerando US$ 9,9 bilhões em receita. Mais de 35,3% da produção nacional é destinada ao mercado externo, com Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul respondendo por 78% das exportações.
O ministério garantiu que as medidas de contenção e erradicação do foco estão sendo implementadas, conforme o plano nacional de contingência. O Mapa está comunicando oficialmente o ocorrido aos entes das cadeias produtivas, à Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA), aos Ministérios da Saúde e do Meio Ambiente e aos parceiros comerciais do Brasil.
O Mapa reforçou que a influenza aviária não é transmitida pelo consumo de carne de aves ou ovos e que o risco de infecção em humanos é baixo, restrito principalmente a profissionais em contato direto com aves infectadas.