Comissão da Câmara aprova projeto que simplifica alteração de nome de pais em certidões de nascimento

Comissão da Câmara aprova projeto que simplifica alteração de nome de pais em certidões de nascimento
Bruno Spada/Câmara dos Deputados

A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC) da Câmara dos Deputados deu aval a um projeto que promete facilitar a correção do nome dos pais em certidões de nascimento. A iniciativa, aprovada em 27 de novembro, busca desburocratizar o processo em casos de casamento, união estável ou separação.

O texto aprovado é um substitutivo elaborado pelo deputado Helder Salomão (PT-ES) ao Projeto de Lei 7752/10, originário do Senado, além de outras propostas que tramitavam em conjunto (PL 5562/09 e PL 6058/09). O próximo passo é a análise do projeto pelos senadores.

Averbação Extrajudicial

A principal mudança proposta pelo projeto é a alteração da Lei de Registros Públicos, permitindo a averbação extrajudicial nesses casos. Atualmente, qualquer correção no nome dos pais ou genitores exige uma decisão judicial. Com a nova proposta, a mudança poderá ser feita diretamente em cartório, mediante solicitação do interessado e apresentação dos documentos necessários.

“É preciso avançar mais nesse mesmo sentido para simplificar e facilitar a alteração”, declarou o deputado Helder Salomão, relator do projeto, ressaltando a importância de desburocratizar o processo.

A medida visa tornar mais acessível e ágil a correção de informações nas certidões de nascimento, evitando a necessidade de acionar o Poder Judiciário em situações onde a alteração decorre de fatos já formalizados, como casamentos ou separações.

O projeto segue agora para o Senado, onde será debatido e votado pelos senadores, antes de, potencialmente, ser sancionado e virar lei.

Deixe um comentário

Seu e‑mail não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.