Zona Norte de Natal só é amada em período eleitoral?
Bandeiras, santinhos, carros de campanha e políticos de diferentes cargos tomam as ruas da região mais populosa de Natal em uma eleição na qual o voto da Zona Norte vale muito — a questão é saber quanto dessa atenção permanecerá depois de outubro.
Resumo da Notícia
- A campanha eleitoral está oficialmente nas ruas desde 16 de agosto, e a Zona Norte de Natal voltou a ocupar espaço privilegiado nas agendas e mobilizações políticas.
- A região reúne 275.512 moradores em sete bairros, mais de um terço da população de Natal registrada no Censo 2022.
- Dos 29 vereadores de Natal, 13 disputam outros cargos em 2026: sete concorrem à Assembleia Legislativa, quatro à Câmara dos Deputados e dois ao Senado.
- O problema não é candidato fazer campanha na Zona Norte. A provocação está em saber se o interesse demonstrado enquanto há votos em disputa continuará quando as bandeiras, santinhos e carros de som deixarem as ruas.
Não é preciso consultar pesquisa eleitoral para perceber que a campanha chegou à Zona Norte de Natal. Basta andar por suas principais avenidas.
As bandeiras apareceram. Os adesivos se multiplicaram. Os santinhos passaram a circular pelas mãos de cabos eleitorais. Caminhadas, carreatas e equipes de campanha ocupam cruzamentos e corredores movimentados. Rostos conhecidos da política municipal agora dividem espaço com candidatos à Assembleia Legislativa, Câmara dos Deputados, Senado, Governo do Estado e Presidência da República.
Desde 16 de agosto, a propaganda eleitoral está oficialmente autorizada. A legislação permite bandeiras móveis nas vias públicas, distribuição de material gráfico, caminhadas e outras formas de campanha dentro das regras estabelecidas pela Justiça Eleitoral. Carros de som também podem ser utilizados nas situações previstas pela norma.
Portanto, não há novidade nem irregularidade no fato de a política estar nas ruas.
A parte interessante é onde ela faz questão de estar.
E, em Natal, é praticamente impossível disputar uma eleição séria ignorando a Zona Norte.
Quando chega a eleição, todo mundo sabe atravessar a ponte
A Zona Norte reúne 275.512 moradores distribuídos por Igapó, Lagoa Azul, Nossa Senhora da Apresentação, Pajuçara, Potengi, Redinha e Salinas.
É mais de um terço da população de Natal registrada no Censo 2022.
Para entender a dimensão, basta outra comparação: Mossoró tinha 264.577 habitantes no mesmo levantamento. Os sete bairros da Zona Norte, juntos, reuniam população superior à de todo o segundo maior município do Rio Grande do Norte.
Não estamos falando de um pequeno reduto eleitoral.
Estamos falando de uma massa populacional capaz de fazer diferença real numa eleição estadual.
É natural, portanto, que candidatos queiram estar ali. Seria estranho se não quisessem.
O problema começa quando essa importância parece ser percebida com muito mais entusiasmo justamente entre agosto e outubro de ano eleitoral.
Durante algumas semanas, ruas que convivem diariamente com ônibus, motocicletas, comércio, trabalhadores e estudantes ganham uma nova paisagem. Há bandeira de um lado, bandeira do outro, candidato passando, apoiador distribuindo papel, equipe gravando vídeo, carro adesivado e gente tentando transformar circulação em voto.
A Zona Norte vira território eleitoral.
Depois, volta a ser simplesmente Zona Norte.
É essa mudança de tratamento que merece discussão.
Quase metade da Câmara de Natal também está na eleição
Há um elemento de 2026 que deixa esse fenômeno ainda mais interessante.
Esta não é uma eleição municipal.
Ninguém estará escolhendo prefeito ou vereador em outubro. Mesmo assim, 13 dos 29 vereadores que atualmente integram a Câmara Municipal de Natal são candidatos a outros cargos.
São quase 45% da Casa.
Sete disputam vagas na Assembleia Legislativa, quatro tentam chegar à Câmara dos Deputados e dois concorrem ao Senado.
O dado não significa que exista algo errado nisso. Vereador pode legitimamente disputar outro mandato, assim como deputado pode tentar o Senado, prefeito pode concorrer ao Governo e qualquer político pode buscar outro espaço dentro das regras eleitorais.
Mas o número ajuda a explicar por que uma eleição geral também ganha uma aparência tão municipal dentro de Natal.
O político que até ontem circulava como vereador agora aparece pedindo voto para representar o Estado. Sua base continua sendo construída onde ele já é conhecido: nos bairros, nas comunidades, entre lideranças locais e entre eleitores que acompanharam — ou deveriam ter acompanhado — seu mandato.
E aí a Zona Norte se torna ainda mais valiosa.
Não é apenas o candidato a governador tentando entrar.
É deputado querendo continuar deputado, candidato querendo se tornar deputado, vereador querendo chegar à Assembleia, vereador querendo ir para Brasília, candidato ao Senado procurando ampliar votação e estruturas partidárias tentando fazer cada voto da chapa chegar à urna.
É muita gente descobrindo simultaneamente o valor político das mesmas ruas.
O problema não é aparecer agora
É importante fazer uma distinção.
Seria uma crítica preguiçosa dizer que candidato só pode visitar uma comunidade quando não há eleição. Campanha existe justamente para pedir voto, apresentar ideias, conversar com eleitores e disputar espaço político.
O candidato precisa ir onde o eleitor está.
A Zona Norte precisa receber todos.
Situação, oposição, esquerda, direita, centro e quem mais estiver legalmente disputando a preferência da população.
Democracia também é bandeira na rua, debate, caminhada, panfleto, carro de campanha e candidato tendo que olhar o eleitor no rosto.
O incômodo não está na presença.
Está na possibilidade de ela ser temporária demais.
Porque o mesmo território que agora produz fotos bonitas de campanha já apresentou ao poder público uma lista muito menos fotogênica de necessidades: transporte, drenagem, pavimentação, unidades de saúde, acessibilidade e melhores condições de mobilidade.
E aqui não cabe procurar um único culpado.
Há problemas que pertencem à administração municipal. Outros dependem do Governo do Estado. Alguns exigem recursos ou participação da União. Há ainda questões metropolitanas que simplesmente não podem ser resolvidas por uma única esfera de governo.
A recuperação da Ponte de Igapó, por exemplo, foi realizada pelo DNIT, órgão federal. O transporte urbano é responsabilidade municipal. Segurança pública passa principalmente pelo Estado. Grandes projetos de mobilidade podem exigir articulação e dinheiro de mais de um ente.
A vida real não respeita a divisão confortável dos palanques.
Por isso também seria injusto transformar uma narrativa sobre comportamento eleitoral numa condenação automática da Prefeitura, do Governo ou de qualquer gestão específica.
Há erros.
Há acertos.
Há obras entregues.
Há promessas cumpridas.
Há outras atrasadas.
Há problemas antigos que atravessaram governos de diferentes partidos.
O que não muda é o morador.
Há uma diferença entre receber cidade e continuar pedindo o básico
Natal também revela suas desigualdades quando observamos aquilo que cada região ainda precisa reivindicar.
Na Zona Sul, por exemplo, Neópolis recebeu em 2025 a revitalização da Praça Dom Adelino, com recuperação do espaço, acessibilidade, parque infantil, iluminação e áreas de convivência. A própria Zona Sul possui demandas por pavimentação, transporte, saúde e outras melhorias, portanto seria absurdo apresentá-la como uma região onde tudo funciona.
Também seria falso dizer que a Zona Norte não recebe praças, iluminação, equipamentos ou intervenções urbanas.
Mas existe uma diferença que merece atenção.
Enquanto determinadas áreas da cidade já conseguem avançar no debate sobre revitalização, áreas verdes, iluminação, paisagismo e qualidade dos espaços de convivência, parte expressiva da Zona Norte ainda precisa colocar no centro das suas reivindicações assuntos como drenagem, pavimentação, frequência de ônibus, estrutura das paradas e acesso à saúde.
Não se trata de colocar uma região contra a outra.
O morador da Zona Sul merece uma praça boa.
O morador da Zona Leste merece uma praça boa.
O morador da Zona Oeste merece uma praça boa.
O morador da Zona Norte também.
A diferença é que ninguém deveria precisar escolher entre a praça bonita e a rua que não alaga.
Qualidade urbana deveria começar depois do básico, não ocupar o lugar dele.
E há duas pontes no meio dessa história
Talvez poucas imagens expliquem melhor a relação entre a Zona Norte e Natal do que o Rio Potengi.
A região possui outros acessos terrestres pela Região Metropolitana, portanto é errado dizer que está presa a apenas duas “saídas”. Mas sua conexão rodoviária direta sobre o rio com as demais regiões de Natal ocorre essencialmente pelo Complexo de Igapó e pela Ponte Newton Navarro.
Só pelo Complexo de Igapó circulam aproximadamente 70 mil veículos diariamente, segundo o DNIT. A estrutura passou por uma ampla reabilitação concluída neste ano.
Agora pense no simbolismo político dessa travessia.
Durante a campanha, carros atravessam essas pontes levando candidatos, militantes, material eleitoral e equipes de comunicação para dentro da região.
Depois da eleição, continuarão atravessando principalmente os mesmos de sempre: trabalhadores, estudantes, comerciantes, pacientes, motociclistas, motoristas de aplicativo e moradores tentando chegar a alguma outra parte da cidade.
A ponte permanece.
A necessidade permanece.
O eleitor permanece.
Quem pode desaparecer é a campanha.
Santinho também tem prazo de validade
Existe algo quase pedagógico no material eleitoral.
A bandeira é colocada pela manhã e precisa ser retirada.
O santinho tem data.
O adesivo envelhece.
O carro de som para.
O comitê fecha.
A eleição termina.
O TSE permite a distribuição de material gráfico, caminhadas, carreatas e passeatas até as 22h de 3 de outubro, véspera do primeiro turno, marcado para 4 de outubro.
Depois disso, a transformação visual acontece rapidamente.
A avenida que estava tomada pelas cores das campanhas volta ao seu cenário normal.
E talvez seja justamente nessa segunda-feira depois da eleição que comece o teste mais importante.
Não o teste do candidato.
O do eleito.
A Zona Norte não deveria valer apenas pelo tamanho de sua urna
Uma região com 275 mil moradores obviamente possui valor eleitoral.
Negar isso seria negar a própria lógica democrática: onde há muita gente, há muitos votos, e onde há muitos votos haverá disputa política.
O problema está em reduzir essa população à aritmética eleitoral.
Um bairro não deveria ser importante porque pode entregar determinado número de votos.
Deveria ser importante porque há pessoas vivendo nele.
Parece óbvio.
Nem sempre a política se comporta como se fosse.
E talvez seja por isso que, neste final de ano, a Zona Norte pareça tão cortejada. O território ganha cores, som, movimento, atenção e discursos. Políticos que já fazem parte da vida pública da capital aparecem tentando novos mandatos; outros chegam de diferentes partes do Estado; chapas inteiras atravessam a cidade atrás de eleitor.
Tudo legítimo.
Tudo democrático.
E tudo passível de cobrança.
Porque o eleitor também pode aproveitar a campanha para inverter a lógica.
Em vez de apenas ouvir o candidato dizer que “ama a Zona Norte”, pode perguntar o que ele pretende fazer dentro das atribuições do cargo que está disputando.
Para quem já exerce mandato, a pergunta pode ser ainda mais simples: o que fez com o cargo que já tem?
Não importa se é vereador querendo ser deputado, deputado buscando reeleição, candidato ao Senado ou postulante ao Governo.
A Zona Norte não precisa descobrir quem gosta mais dela.
Precisa descobrir quem merece representá-la.
A resposta do título virá depois de outubro
Então, afinal, a Zona Norte de Natal só é amada em período eleitoral?
Ainda não dá para responder apenas olhando as ruas cheias de bandeiras.
Campanha é campanha. É justamente agora que os candidatos deveriam estar nelas.
A resposta virá depois.
Quando os santinhos desaparecerem.
Quando os carros de som forem embora.
Quando não houver equipe de vídeo acompanhando cada caminhada.
Quando vereadores que hoje disputam novos cargos souberem se continuarão na Câmara Municipal ou seguirão para outras Casas legislativas.
Quando os vencedores assumirem seus mandatos e os derrotados reorganizarem suas vidas políticas.
A Zona Norte continuará onde sempre esteve, com seus sete bairros, seus mais de 270 mil moradores, suas pontes, seu comércio, sua força e seus problemas.
Se a quantidade de atenção continuar parecida, a pergunta deste título terá sido injusta.


