O Rio Grande do Norte registrou um aumento significativo nos gastos dos turistas durante a alta temporada 2024-2025. Segundo dados do painel “Perfil do Turista Potiguar 2025”, os visitantes gastaram, em média, R$ 447,30 por dia, um aumento de 10,39% em relação aos R$ 405,19 registrados no mesmo período do ano anterior.
O estudo, parte do Sistema de Inteligência Turística do RN (Sírio), foi desenvolvido pelo Sistema Fecomércio RN, através do Senac, em parceria com a Empresa Potiguar de Promoção Turística (Emprotur RN). Além do aumento nos gastos, o painel revelou outros dados importantes sobre o comportamento dos turistas.
Um dos destaques é o aumento no tempo de permanência dos turistas no estado. A média subiu de 6,68 dias em janeiro de 2024 para 7,85 dias em janeiro de 2025.
A avaliação geral do Rio Grande do Norte pelos turistas também é positiva. Quase metade dos entrevistados (49,81%) classificou a experiência no estado como “Ótima”, enquanto 41,16% a consideraram “Boa”. Apenas 6,49% avaliaram como “Regular”.
A pesquisa também revelou um alto índice de satisfação e intenção de retorno: 91% dos turistas afirmaram que pretendem voltar ao Rio Grande do Norte.
O levantamento para o painel “Perfil do Turista Potiguar 2025” ouviu 1.341 pessoas durante o mês de janeiro, nos polos de Natal e região metropolitana, Tibau do Sul, São Miguel do Gostoso e Tibau do Norte.
Sírio: Inteligência a Serviço do Turismo
Criado em 2021, o Sírio é uma iniciativa do Sistema Fecomércio RN, via Senac, em parceria com o Governo do Rio Grande do Norte. O objetivo é fornecer inteligência e planejamento estratégico para o setor de turismo do estado, considerado um dos pilares da economia potiguar.
Anualmente, o sistema atualiza seus painéis com novas pesquisas, oferecendo dados relevantes sobre o perfil dos turistas e suas preferências. A plataforma disponibiliza informações sobre o perfil do turista, análise de mídias sociais e outros dados relevantes para o setor.
Marcelo Queiroz, presidente do Sistema Fecomércio RN, ressalta a importância do Sírio como ferramenta estratégica: “Trata-se de um excelente indicador para que os empresários do trade possam melhor direcionar a cada público, aquilo que o nosso visitante anseia encontrar”, afirmou.
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.