Turismo internacional do RN cresce acima da média nacional

Estado registra um aumento de 54,4% no fluxo de visitantes estrangeiros no primeiro quadrimestre de 2025.
Turismo internacional do RN cresce acima da média nacional
Foto: Emprotur/Divulgação

O turismo internacional do Rio Grande do Norte vive um momento histórico em 2025. Entre janeiro e abril deste ano, o estado recebeu 35,4 mil turistas estrangeiros — número que, em apenas quatro meses, já ultrapassa o total registrado nos oito primeiros meses de 2024.

O crescimento de 54,4% no fluxo internacional é superior ao índice nacional, que teve aumento de 51% no mesmo período, segundo dados da Embratur e levantamento da plataforma ForwardKeys, compilados pela Empresa Potiguar de Promoção Turística (Emprotur).

A Argentina permanece como principal país emissor de turistas, com alta expressiva de 128,4% no quadrimestre, resultado impulsionado pela nova ligação direta entre Natal e o Aeroparque de Buenos Aires, operando três vezes por semana. Foram quase 21 mil argentinos visitando o estado até abril, um recorde para o setor.

Além da Argentina, outros mercados estratégicos também apresentaram avanço significativo: Portugal (10%), Chile (17%), Itália (19,7%), Espanha (26%), França (9,6%) e Estados Unidos (3,5%) mostraram crescimento no número de visitantes ao Rio Grande do Norte. Todos os principais emissores, portanto, aumentaram sua presença no estado.

A governadora Fátima Bezerra destaca que o desempenho do setor é resultado de uma política integrada de promoção, segurança pública e investimentos em infraestrutura.

Somos hoje um dos estados mais seguros do país e isso, somado a um investimento constante em infraestrutura, como a recuperação de estradas que interiorizam nosso turismo, e o trabalho estratégico desenvolvido pela Emprotur, faz com que mostremos um excelente desempenho. Esses resultados indicam que estamos no caminho certo e vamos continuar”, afirma.

Segundo Raoni Fernandes, diretor-presidente da Emprotur, a expansão da conectividade aérea e a análise estratégica de mercados foram essenciais para o crescimento.

As ações de promoção e as negociações por mais voos são balizadas em dados do nosso setor de inteligência e tendências de consumo de plataformas internacionais. Aumentamos nosso investimento em promoção no mercado internacional e estamos presentes nos maiores eventos mundiais, além de trabalharmos com afinco na capacitação de operadoras e agentes de viagens sobre as belezas, encantos e experiências inesquecíveis que temos a oferecer. Os números refletem esse esforço que o governo do estado tem feito para posicionar o Rio Grande do Norte como um destino sustentável, competitivo e desejado, como se pode ver pelo resultado alcançado na Argentina quando nós lançamos um voo inédito desde Aeroparque”, destaca.

A secretária estadual de Turismo, Marina Marinho, reforça que a interiorização do turismo tem sido fundamental para os excelentes resultados. “Nós somos mais que sol e mar, somos serras, cavernas, tradição, cultura, uma deliciosa gastronomia e um povo acolhedor. E onde nós vamos divulgar o Rio Grande do Norte fazemos questão de mostrar o que temos de melhor e o nosso compromisso com o desenvolvimento econômico de nosso estado. Quanto mais turistas, mais movimentação na nossa economia, mais receita gerada, mais emprego e renda”, diz.

Os dados comprovam a diversificação da oferta turística potiguar e a eficácia do trabalho de inteligência e promoção internacional, fatores que consolidam o Rio Grande do Norte como referência no cenário nacional. O avanço expressivo também reforça a importância de ampliar a malha aérea e a atuação em feiras e eventos de turismo no exterior, estratégia que já demonstra resultados palpáveis.

Com os índices atuais, a expectativa é que o estado encerre 2025 com o maior número de turistas internacionais da sua história recente, consolidando-se como porta de entrada cada vez mais relevante para visitantes estrangeiros no Nordeste. Os próximos meses serão decisivos para verificar o ritmo de crescimento e o impacto das novas conexões aéreas na economia do Rio Grande do Norte.

Deixe um comentário

Seu e‑mail não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.