A Prefeitura de Natal, por meio da STTU (Secretaria de Mobilidade Urbana), divulgou o esquema completo de operação viária e reforço no transporte público para o segundo fim de semana do São João de Natal na Arena das Dunas.
A expectativa de grande público levou o município a implementar um plano de mobilidade que prevê bloqueios estratégicos, reforço de ônibus, pontos específicos para transporte por aplicativo e medidas de segurança voltadas especialmente às mulheres.
Não perca nada!
Faça parte da nossa comunidade:
O controle de tráfego no entorno da Arena das Dunas terá início às 15h deste fim de semana, com interdições progressivas ao longo da Avenida Lima e Silva e principais vias adjacentes. A primeira alteração ocorrerá com o fechamento do acesso lateral ao Viaduto Estaiado, no sentido Candelária → Centro.
Mais tarde, às 17h, o bloqueio será invertido para o sentido Centro → Candelária, ainda sob o mesmo viaduto. Outros pontos de interdição poderão ser acionados de acordo com a demanda de público e avaliação em tempo real feita pelas equipes de mobilidade urbana.
As interdições previstas incluem:
- Viaduto do Quarto Centenário (BR-101);
- Av. Romualdo Galvão com Av. Miguel Castro;
- Av. Prudente de Morais com Av. Miguel Castro;
- Rua São José com Av. Capitão Mor-Gouveia;
- Rua Militão Chaves com Av. Prudente de Morais.
Aplicativos e táxis terão áreas exclusivas de embarque e desembarque
A STTU definiu três pontos exclusivos para transporte por aplicativo e táxis, todos localizados ao longo da Avenida Prudente de Morais:
- Em frente à Nacional Veículos (sentido Candelária);
- Após o restaurante Pittsburg (sentido Petrópolis);
- Na parada de ônibus do Posto 30 de Setembro (sentido Candelária).
Além disso, praças de táxi estarão operando nas seguintes localizações:
- Avenida Lima e Silva, nas proximidades da Av. Romualdo Galvão;
- Avenida Prudente de Morais, na lateral do Viaduto Estaiado (sentido Centro).
Ponto exclusivo para mulheres terá apoio da Patrulha Maria da Penha
Como medida de segurança, a Prefeitura também implantará um ponto de embarque exclusivo para mulheres na Rua Morais Navarro, ao lado do SEBRAE, próximo à Avenida Lima e Silva. A estrutura contará com o apoio da Patrulha Maria da Penha e de agentes de mobilidade urbana, oferecendo acolhimento e proteção para as mulheres que optarem pelo transporte noturno após os shows.
Reforço no transporte público: 16 ônibus extras sairão às 2h30
Para garantir o retorno do público com conforto e segurança, a STTU colocará em circulação 16 ônibus extras, com partida prevista para 2h30 da manhã, a partir da Avenida Senador Salgado Filho, nas imediações da passarela da Igreja Universal.
As seguintes linhas de ônibus estarão operando em caráter especial:
- N-07 – Alvorada IV / Mirassol
- N-08 – Redinha / Mirassol
- O-33 – Planalto / Praia do Meio
- S-50 – Serrambi / Santa Catarina
- L-54 – Rocas / Ponta Negra
- O-63 – Felipe Camarão / Mirassol
- N-73 – Santarém / Ponta Negra
- N-77 – Parque dos Coqueiros / Mirassol
- N-79 – Parque das Dunas / Mirassol
A operação contará com monitoramento contínuo por agentes da STTU, que atuarão para manter a fluidez no trânsito e organizar o fluxo de passageiros nos pontos estratégicos.
O planejamento logístico da Prefeitura visa garantir não apenas o deslocamento eficiente do público durante os dias de festa, mas também reforçar ações de segurança pública, inclusão e proteção social, com foco especial em mulheres e usuários do transporte coletivo.
Com essa estrutura, o São João de Natal busca oferecer não apenas grandes atrações culturais, mas também uma experiência segura e organizada para quem vai curtir os festejos na Arena das Dunas.