Ítalo Ferreira rejeitou receber título de Cidadão Natalense

O surfista ainda não se manifestou publicamente sobre o episódio.
Ítalo Ferreira rejeitou receber título de Cidadão Natalense
Foto: WSL / Cestari

Durante reunião da Comissão de Legislação, Justiça e Redação Final (CCJ) da Câmara Municipal de Natal nesta segunda-feira (9), a vereadora Camila Araújo (União Brasil) revelou que o surfista potiguar Ítalo Ferreira, campeão olímpico em Tóquio-2020, rejeitou receber o título de Cidadão Natalense. A honraria havia sido proposta por ela em 2021 e aprovada pelos vereadores.

O título de Cidadão Natalense é considerado a principal comenda concedida pelo Legislativo da capital potiguar, destinada a pessoas não nascidas em Natal, mas que mantêm relação de contribuição relevante com a cidade. Ítalo Ferreira, que tem 31 anos, é natural de Baía Formosa, no litoral sul do Rio Grande do Norte, e se tornou um dos maiores nomes do surfe mundial ao conquistar o ouro nos Jogos Olímpicos.

Segundo Camila, a cerimônia oficial nunca aconteceu porque o surfista recusou participar do ato. Ainda assim, a parlamentar contou que foi pessoalmente à residência de Ítalo, na cidade de origem do atleta, onde entregou o diploma nas mãos da mãe do surfista.

Nós apresentamos, foi aprovado, mas a entrega não aconteceu porque o surfista se negou a receber. Mas é um ato regimental desta Casa. Eu peguei o título e entreguei na residência dele, em Baía Formosa, nas mãos da mãe dele, que estava saindo em um veículo. Pedi para que ela parasse e pudesse entregar o que a Câmara, de forma honrosa e digna, aprovou para um campeão potiguar. Mas a entrega oficial, como deve ser feita, não aconteceu”, afirmou a vereadora.

A declaração foi feita após o vereador Aldo Clemente (PSDB) apresentar um novo projeto de homenagem ao atleta. Durante a tramitação do texto, técnicos da Câmara chegaram a informar que não havia honraria semelhante concedida anteriormente, o que motivou a proposta.

Contudo, a vereadora Brisa Bracchi (PT) interveio e recordou que o título já havia sido aprovado em 2021. A partir daí, Camila Araújo esclareceu os motivos pelos quais a entrega oficial não foi realizada. Após o esclarecimento, Aldo Clemente decidiu retirar a proposta, fazendo um comentário direto sobre a recusa de Ítalo:

A lei foi aprovada. Se a pessoa não quis receber, até por má educação, porque é a maior honraria da Casa… Eu peço atenção especial do setor legislativo. Eu vou tirar ele de mesa”, disse o parlamentar.

Ítalo Ferreira ainda não se manifestou publicamente sobre o episódio.

Deixe um comentário

Seu e‑mail não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.