Natal
Tendência

Draga para engorda da praia de Ponta Negra chega a Natal; obras iniciam nesta quinta (29)

A expectativa é que a draga avance progressivamente, depositando areia em trechos de 200 metros ao longo da praia, até que todo o trecho da orla de Ponta Negra seja revitalizado.

A draga responsável pelos serviços de aterro hidráulico para a engorda da praia de Ponta Negra já está em Natal. A embarcação atracou no porto da capital nesta quinta-feira (29) e a informação foi confirmada pela Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb). A chegada ocorre após a liberação da Licença de Instalação e Operação (LIO) pelo Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Idema), permitindo o início das obras.

Conforme antecipado pelo N10 Notícias e confirmado pela Secretaria de Infraestrutura (Seinfra), as operações começam nesta quinta-feira (29), nas imediações do Hotel Serhs, na Via Costeira. O projeto de engorda, que conta com um investimento de R$ 73,7 milhões, será executado ao longo de três meses, após a DTA Engenharia, em consórcio com a AJM, vencer a licitação realizada em abril deste ano.

Carlson Gomes, secretário de infraestrutura, comentou sobre o andamento das preparações: “A empresa já está finalizando a instalação dos tubos que permitirão à draga começar a depositar a areia na praia“. Ele ressaltou que a sinalização náutica e terrestre também está sendo implantada para garantir a segurança dos trabalhos.

Antes da chegada da draga, houve um período de espera entre 26 de junho e 7 de julho, quando o equipamento esteve em Natal aguardando o licenciamento ambiental, que só foi concedido no dia 13 de agosto. Na ocasião, a falta da licença fez com que a draga fosse deslocada para outro projeto até que a autorização necessária fosse emitida.

O processo de engorda da Praia de Ponta Negra consiste na adição de areia ao longo de 4 quilômetros da orla, com a meta de ampliar a faixa de areia em até 100 metros durante a maré baixa e 50 metros na maré alta. Este é um dos últimos passos de um projeto maior, que já contemplou a construção de enrocamentos, estruturas de blocos de concreto, para sustentar o novo aterro.

A DTA Engenharia e a AJM, que formam o consórcio responsável pela obra, têm histórico de realizações semelhantes. A DTA liderou projetos de engorda em Balneário Camboriú (SC) e Matinhos (PR), além de dragagens de manutenção em portos como Paranaguá, Antonina e Santos. A AJM, com sede em Santa Catarina, também possui vasta experiência em serviços de dragagem.

A expectativa é que a draga avance progressivamente, depositando areia em trechos de 200 metros ao longo da praia, até que todo o trecho da orla de Ponta Negra seja revitalizado. Este projeto é considerado essencial para a recuperação de uma das praias mais visitadas do Estado.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.

Rafael Nicácio

Co-fundador e redator do Portal N10, sou responsável pela administração e produção de conteúdo do site, consolidando mais de uma década de experiência em comunicação digital. Minha trajetória inclui passagens por assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte (ASCOM) e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), onde atuei como estagiário. Desde 2013, trabalho diretamente com gestão de sites, colaborando na construção de portais de notícias e entretenimento. Atualmente, além de minhas atividades no Portal N10, também gerencio a página Dinastia Nerd, voltada para o público geek e de cultura pop. MTB Jornalista 0002472/RN E-mail para contato: [email protected]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Fechar

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.