Defesa Civil interdita área dos Pinheiros na Via Costeira por risco de desabamento

O espaço foi inicialmente isolado com fita zebrada, e um cercamento provisório foi instalado como medida de segurança.
Defesa Civil interdita área dos Pinheiros na Via Costeira por risco de desabamento
Autoridades isolam Área dos Pinheiros por risco de novos desmoronamentos

A Área dos Pinheiros, antigo Vale das Cascatas, foi interditada após um desmoronamento de solo registrado na Via Costeira, em Natal. O local, conhecido pela vista privilegiada e por ser cenário frequente de ensaios fotográficos, foi completamente isolado por órgãos ambientais e de segurança.

A interdição foi definida após uma vistoria técnica realizada nesta segunda-feira (24) pelo Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Idema), Defesa Civil do RN e Corpo de Bombeiros Militar.

O Idema confirmou que as fortes chuvas registradas desde o último dia 18 agravaram o risco estrutural do local, provocando o surgimento de uma cratera e ampliando a erosão já existente na região.

Na realidade, essa erosão já existe há vários anos, mas com a intensidade das chuvas, esse processo ampliou em direção às áreas mais contínuas do continente“, explicou Werner Farkatt, diretor geral do Idema.

A vistoria concluiu que havia risco iminente de desmoronamento, o que motivou a ação emergencial conjunta. O espaço foi inicialmente isolado com fita zebrada, e um cercamento provisório foi instalado como medida de segurança.

Sinalização reforçada e novas barreiras

O diretor do Idema confirmou que está sendo providenciado um cercamento mais robusto, com material telado, para impedir o acesso ao trecho. Também foi autorizada a confecção de placas de sinalização, que serão instaladas nos próximos dias para alertar pedestres e motoristas que trafegam na região.

O apelo das autoridades é para que a população respeite os limites do isolamento.

Nós fazemos um apelo novamente para a população respeitar o limite que foi determinado, inclusive com as placas de advertência que devem estar sendo fixadas nos próximos dias“, reforçou Werner Farkatt.

A Via Costeira segue liberada para o tráfego de veículos, mas a Área dos Pinheiros permanecerá interditada até que seja considerada segura pelas equipes técnicas.

Em nota oficial, o Idema informou que segue acompanhando a situação, em parceria com a Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros, para garantir a segurança da população e preservar a integridade ambiental da área.

Deixe um comentário

Seu e‑mail não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.