A Área dos Pinheiros, antigo Vale das Cascatas, foi interditada após um desmoronamento de solo registrado na Via Costeira, em Natal. O local, conhecido pela vista privilegiada e por ser cenário frequente de ensaios fotográficos, foi completamente isolado por órgãos ambientais e de segurança.
A interdição foi definida após uma vistoria técnica realizada nesta segunda-feira (24) pelo Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Idema), Defesa Civil do RN e Corpo de Bombeiros Militar.
Não perca nada!
Faça parte da nossa comunidade:
O Idema confirmou que as fortes chuvas registradas desde o último dia 18 agravaram o risco estrutural do local, provocando o surgimento de uma cratera e ampliando a erosão já existente na região.
“Na realidade, essa erosão já existe há vários anos, mas com a intensidade das chuvas, esse processo ampliou em direção às áreas mais contínuas do continente“, explicou Werner Farkatt, diretor geral do Idema.
A vistoria concluiu que havia risco iminente de desmoronamento, o que motivou a ação emergencial conjunta. O espaço foi inicialmente isolado com fita zebrada, e um cercamento provisório foi instalado como medida de segurança.
Sinalização reforçada e novas barreiras
O diretor do Idema confirmou que está sendo providenciado um cercamento mais robusto, com material telado, para impedir o acesso ao trecho. Também foi autorizada a confecção de placas de sinalização, que serão instaladas nos próximos dias para alertar pedestres e motoristas que trafegam na região.
O apelo das autoridades é para que a população respeite os limites do isolamento.
“Nós fazemos um apelo novamente para a população respeitar o limite que foi determinado, inclusive com as placas de advertência que devem estar sendo fixadas nos próximos dias“, reforçou Werner Farkatt.
A Via Costeira segue liberada para o tráfego de veículos, mas a Área dos Pinheiros permanecerá interditada até que seja considerada segura pelas equipes técnicas.
Em nota oficial, o Idema informou que segue acompanhando a situação, em parceria com a Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros, para garantir a segurança da população e preservar a integridade ambiental da área.