Carnatal é incluído no calendário turístico oficial do Brasil e reforça impacto econômico no RN

Com trios elétricos, blocos e artistas de renome nacional, o evento movimenta uma ampla cadeia de serviços, envolvendo hotéis, restaurantes, bares, comércio e transporte.
Carnatal é incluído no calendário turístico oficial do Brasil e reforça impacto econômico no RN
Foto: Reprodução / Redes Sociais Carnatal

Resumo da Notícia

O Senado Federal aprovou, nesta terça-feira (4), a inclusão do Carnatal — o tradicional carnaval fora de época de Natal — no calendário turístico oficial do Brasil. A decisão foi tomada pela Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo (CDR) e o projeto agora segue para sanção presidencial, consolidando o evento potiguar como um dos maiores do país.

A proposta é de autoria do ex-deputado e atual prefeito de Natal, Paulinho Freire (União-RN), e teve relatório favorável do senador Rogério Marinho (PL-RN). O texto reconhece o Carnatal como um evento de relevância nacional, tanto pela tradição quanto pela contribuição econômica que gera ao Rio Grande do Norte.

Criado em 1991, o Carnatal chega à 34ª edição em 2025, sendo interrompido apenas em 2020, durante a pandemia da Covid-19. A festa, realizada tradicionalmente no início de dezembro, se consolidou como uma das principais expressões da cultura potiguar, atraindo foliões de diversas regiões do Brasil.

Com trios elétricos, blocos e artistas de renome nacional, o evento movimenta uma ampla cadeia de serviços, envolvendo hotéis, restaurantes, bares, comércio e transporte. Estima-se que o Carnatal reúna cerca de 1 milhão de foliões por edição, consolidando-se como um dos maiores carnavais fora de época do país.

Números expressivos na economia potiguar

De acordo com levantamento do Instituto Fecomércio do Rio Grande do Norte, a edição de 2024 movimentou R$ 112 milhões, um crescimento de 51,8% em relação ao ano anterior. O gasto médio diário dos turistas ultrapassou R$ 1,5 mil, o que reforça a importância do evento na geração de emprego e renda em Natal e região metropolitana.

O Carnatal é um motor importante da economia potiguar, que fortalece o comércio, os serviços e a cadeia produtiva do turismo na região”, destacou Rogério Marinho no parecer aprovado pela comissão.

Ainda segundo o Instituto Fecomércio, 61,6% do público presente em 2024 eram residentes do estado, enquanto 38,4% eram turistas. A pesquisa mostrou que 26,1% dos foliões participaram pela primeira vez, e 30,3% frequentam o evento há oito anos ou mais, demonstrando equilíbrio entre renovação e fidelização.

O que demonstra que temos uma atração e renovação de novos foliões e que também fidelizamos aos que já conhecem o evento”, observou Antônio Torres, diretor de marketing da Clap Entretenimento e do Carnatal.

Com o novo reconhecimento oficial, o evento ganha ainda mais visibilidade nacional e reforça o papel de Natal como destino turístico estratégico no calendário cultural do país. A expectativa é de que a inclusão no calendário federal amplie o alcance de patrocinadores e incentive novas políticas públicas de apoio ao turismo potiguar.

Encontrou algum erro nessas informações? Escreva para o Portal N10 https://portaln10.com.br/politica-de-verificacao-de-fatos-e-correcoes/.

Deixe um comentário

Seu e‑mail não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.