Servidores do RN terão reajuste de 4,26% com efeitos retroativos a abril

Além dos servidores civis do Executivo estadual, o reajuste contempla militares estaduais, servidores oriundos do Bandern, empregados da Datanorte sem plano específico e categorias sem carreira estruturada definida em lei.
Servidores do RN terão reajuste de 4,26% com efeitos retroativos a abril
Governadoria do RN - Palácio de Despachos de Lagoa Nova / Foto: Sandro Menezes
Continua após a publicidade

O Governo do Rio Grande do Norte oficializou, nesta quarta-feira (13), o reajuste salarial de 4,26% para os servidores públicos estaduais. A atualização das tabelas salariais foi publicada no Diário Oficial do Estado por meio de portaria assinada pela secretária estadual da Administração, Jane Carmen Carneiro e Araújo.

O percentual corresponde à inflação de 2025 medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), calculado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

A medida atinge vencimentos, subsídios e proventos de servidores civis e militares do Estado, além de empregados públicos.

O aumento foi aplicado com base em uma lei estadual aprovada em 2025, que estabelece a revisão anual dos salários dos servidores públicos estaduais sempre no mês de abril, utilizando como referência a inflação acumulada do ano anterior.

Com isso, os efeitos financeiros do reajuste passam a valer retroativamente a abril de 2026.

Retroativo será pago em seis parcelas

Apesar da aplicação do reajuste, o governo estadual já havia informado, no último dia 5 de maio, que o pagamento dos valores retroativos referentes ao mês de abril ocorrerá de forma parcelada.

Cobertura relacionadaCarreta de Oftalmologia inicia atendimento em São Gonçalo com consultas e cirurgias de catarata pelo SUS

Segundo o Executivo, os valores serão pagos em seis parcelas, entre junho e novembro de 2026.

Em nota, o governo justificou a decisão citando o cenário fiscal atual.

A medida considera o atual cenário fiscal, impactado por frustração de receitas e oscilações na arrecadação, que limitam o pagamento integral imediato”, informou.

De acordo com a portaria publicada pelo governo estadual, o reajuste de 4,26% contempla diferentes categorias do funcionalismo público estadual.

Entre os grupos incluídos estão:

  • servidores civis do Poder Executivo;
  • militares estaduais;
  • servidores oriundos do Bandern;
  • empregados públicos da Datanorte sem plano específico;
  • servidores sem carreira estruturada ou tabela própria definida em lei.

O que muda com a atualização salarial

A revisão das tabelas garante a recomposição inflacionária prevista na legislação estadual e atualiza salários, subsídios e aposentadorias vinculadas ao funcionalismo estadual.

Na prática, o reajuste busca preservar o poder de compra dos servidores diante da inflação acumulada em 2025, utilizando o IPCA como índice de referência oficial.

Continua após a publicidade

Deixe um comentário

Seu e‑mail não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.