Câmara de Natal aprova projeto que permite pagamento de transporte público via PIX

Autor da proposta defende que a medida garante mais praticidade, rapidez e segurança para usuários e motoristas do sistema de ônibus da capital.
Passageiros poderão pagar ônibus com PIX após aprovação de PL na Câmara de Natal
Passageiros poderão pagar ônibus com PIX após aprovação de PL na Câmara de Natal - Crédito: Portal N10
Continua após a publicidade

A Câmara Municipal de Natal aprovou, nesta quarta-feira (12), o Projeto de Lei nº 540/2025, que autoriza o pagamento da tarifa do transporte público por meio do PIX. A proposta, de autoria do vereador Cleiton da Policlínica (PSDB), busca modernizar o sistema de mobilidade urbana da capital potiguar.

Segundo o parlamentar, a medida tem como foco ampliar a praticidade no dia a dia dos usuários, além de oferecer mais rapidez e segurança tanto para passageiros quanto para motoristas do transporte coletivo.

Após a aprovação do projeto de lei (PL) pela Câmara Municipal, o próximo passo é o encaminhamento ao Prefeito para sanção ou veto. A Câmara tem um prazo (geralmente até 10 dias úteis) para enviar o autógrafo (texto aprovado) ao Executivo, que terá 15 dias úteis para aprovar ou rejeitar.

A sessão também foi marcada pela aprovação de outros projetos em áreas como saúde, educação, meio ambiente e mobilidade urbana.

Entre as propostas aprovadas está o Projeto de Lei nº 477/2025, de autoria do vereador Ériko Jácome (PSDB), que institui o Programa de Educação e Conscientização sobre o Câncer na rede municipal de ensino.

A iniciativa prevê ações voltadas à prevenção, incentivo ao diagnóstico precoce e promoção de hábitos saudáveis entre os estudantes da capital.

Cobertura relacionadaDo VLT à Jerônimo Câmara: o legado incompleto da Copa de 2014 em Natal

Reciclagem de resíduos orgânicos em instituições públicas

Também foi aprovado o Projeto de Lei nº 386/2024, apresentado pelo vereador Preto Aquino (Podemos), que cria um programa permanente de reciclagem de resíduos orgânicos em instituições públicas municipais.

A proposta busca estimular práticas sustentáveis dentro da administração pública e ampliar a destinação adequada dos resíduos produzidos no serviço público.

Selo Escola Sustentável

Na área ambiental, os vereadores aprovaram o Projeto de Lei nº 08/2025, de autoria do vereador Eribaldo Medeiros (REDE), que institui o Selo Escola Sustentável.

A iniciativa prevê o reconhecimento de unidades de ensino que desenvolvam ações ligadas à preservação ambiental, consumo consciente e práticas de economia circular.

Ouvidoria do Trânsito

Outro projeto aprovado foi o Projeto de Lei nº 36/2025, apresentado pelo vereador Léo Souza (PSDB), que autoriza o Poder Executivo a criar a Ouvidoria do Trânsito em Natal.

O objetivo é ampliar os canais de escuta da população e fortalecer a gestão das demandas relacionadas ao tráfego urbano na capital.

Continua após a publicidade

Deixe um comentário

Seu e‑mail não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.