Rio Grande do Norte e mais nove estados enfrentam blecaute na madrugada

Interferência no sistema elétrico ocorreu na madrugada desta terça 14; Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) apura causas da ocorrência.
Apagão atinge 10 estados e deixa 425 mil potiguares sem energia
Apagão atinge 10 estados e deixa 425 mil potiguares sem energia - Foto: Reprodução / ViaCerta

Resumo da Notícia

  • Falha nacional afeta 10 estados: O apagão atingiu o Rio Grande do Norte e outros nove estados brasileiros devido a uma interferência no Sistema Interligado Nacional (SIN), afetando milhões de consumidores simultaneamente.
  • 425 mil potiguares impactados: A Neoenergia Cosern confirmou que 26% dos clientes do RN ficaram sem energia por cerca de quatro minutos, com o fornecimento quase totalmente restabelecido até 1h da madrugada.
  • Cidades afetadas em todo o país: Rio de Janeiro, São Paulo, Amazonas, Distrito Federal e outros estados relataram falhas generalizadas no fornecimento, provocando interrupções que variaram entre 8 minutos e uma hora.
  • Operador Nacional apura causas: O ONS investiga a falha que provocou o colapso temporário no SIN e deve divulgar relatório técnico explicando o motivo da interrupção em cadeia registrada durante a madrugada.
  • Risco e resposta rápida: O episódio reacende o debate sobre a estabilidade do sistema elétrico nacional, mas destaca a resposta rápida das companhias, que priorizaram hospitais e serviços essenciais durante o restabelecimento.
Continua após a publicidade

Uma interferência no Sistema Interligado Nacional (SIN) provocou, na madrugada desta terça-feira (14), uma interrupção de energia elétrica em dez estados brasileiros, incluindo o Rio Grande do Norte, segundo informações das distribuidoras. O blecaute, de alcance nacional, afetou milhões de pessoas e mobilizou companhias locais para o restabelecimento rápido do serviço.

A Neoenergia Cosern confirmou, em nota, que o desligamento no Rio Grande do Norte ocorreu às 0h31, atingindo 26 subestações e interrompendo o fornecimento de energia para cerca de 425 mil clientes, o equivalente a 26% do total de consumidores do estado. A empresa informou que a normalização começou em menos de quatro minutos e estava 99% concluída às 1h da madrugada.

Na madrugada desta terça-feira 14, uma ocorrência no Sistema Interligado Nacional (SIN) afetou o suprimento de energia em diversos estados brasileiros. No Rio Grande do Norte, o desligamento foi registrado às 0h31, afetando 26 subestações e interrompendo o fornecimento de energia para cerca de 425 mil clientes (26% do total). O serviço começou a ser restabelecido em menos de 04 minutos e foi 99% concluído às 1h da madrugada. Mais informações sobre as causas da ocorrência devem ser disponibilizadas pelo Operador Nacional do Sistema (ONS)”, informou a assessoria de imprensa da companhia.

Rio de Janeiro e São Paulo também registraram falhas

No Rio de Janeiro, a empresa Light relatou que cerca de 450 mil clientes foram afetados. A Enel, responsável pela Região Metropolitana, informou que 277 mil clientes ficaram sem energia entre 0h32 e 1h22, totalizando meio milhão de pessoas impactadas no estado. Segundo as distribuidoras, o problema teve origem na falha do SIN, o que levou ao acionamento do Esquema Regional de Alívio de Carga, procedimento automático de proteção do sistema.

Em São Paulo, também atendido pela Enel, 937 mil clientes tiveram o fornecimento interrompido. A falha durou cerca de oito minutos, e o serviço foi normalizado ainda durante a madrugada, conforme a empresa.

Outros estados afetados

No Amazonas, a Amazonas Energia informou que o apagão atingiu Manaus, Parintins e Itacoatiara. O fornecimento ficou suspenso por aproximadamente uma hora, sendo restabelecido às 00h25.
No Distrito Federal, a Neoenergia Brasília confirmou que a falha afetou oito subestações, interrompendo o fornecimento para 300 mil clientes entre 0h31 e 1h06.

Cobertura relacionadaTransporte intermunicipal pode parar nesta semana após indicativo de greve dos rodoviários

Também houve registros de interrupção em Pernambuco, Bahia, Minas Gerais, Santa Catarina e Goiás, segundo as companhias locais.

As concessionárias informaram que o restabelecimento foi quase total ainda na madrugada, com priorização de hospitais, sistemas de segurança pública e serviços essenciais.

O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) deve divulgar em breve um relatório técnico sobre as causas da falha que atingiu a malha do SIN. A ocorrência reacende o debate sobre a resiliência e estabilidade do sistema elétrico brasileiro, que interliga todas as regiões do país e, em casos de desequilíbrio, pode provocar desligamentos automáticos em cadeia.

Encontrou algum erro nessas informações? Escreva para o Portal N10 https://portaln10.com.br/politica-de-verificacao-de-fatos-e-correcoes/.

Continua após a publicidade

Deixe um comentário

Seu e‑mail não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.