A Prefeitura de Natal, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), firmou um novo convênio com a Fundação Norte-Rio-Grandense de Pesquisa e Cultura (Funpec) que marca um avanço concreto na oferta de terapias alternativas dentro do Sistema Único de Saúde (SUS) no município.
O acordo, assinado na última terça-feira (10), garante a criação do Ambulatório de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (Funpics), iniciativa que será integrada à Rede PICS Natal com previsão de inauguração no segundo semestre deste ano.
Não perca nada!
Faça parte da nossa comunidade:
O novo espaço funcionará com uma média de 120 atendimentos mensais, voltados à população usuária da Atenção Primária à Saúde (APS), a partir da regulação feita pelo município. O ambulatório contará, inicialmente, com seis práticas terapêuticas integrativas: acupuntura, auriculoterapia, ventosaterapia, reflexoterapia, moxabustão e reiki. Todos os procedimentos serão ofertados gratuitamente à população.
“É com muita alegria que hoje celebramos esse convênio da SMS com a Funpec para entregar à população de Natal esse novo centro. Damos esse grande passo na ampliação da oferta dessas práticas que tanto melhoram a qualidade de vida das pessoas, e agora com essa parceria vamos avançar ainda mais na qualidade da assistência e saúde da população da nossa cidade“, afirmou o secretário municipal de Saúde, Geraldo Pinho.
O presidente da Funpec, Aldo Dantas, reforçou que esta será a primeira ação da Fundação junto à rede de saúde pública do município. Segundo ele, há perspectivas de expansão. “Vamos iniciar com seis práticas integrativas, com atendimento totalmente gratuito à população, mas a ideia é que novas práticas sejam incorporadas. Já podemos inclusive prospectar uma nova unidade, que seria na zona Norte de Natal”, adiantou.
O que são as PICS e por que ganham força na saúde pública
As Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS) constituem abordagens terapêuticas que visam não apenas tratar doenças, mas prevenir agravos, promover saúde e construir vínculos terapêuticos com os usuários. Elas partem de uma visão integral do cuidado humano, valorizando o acolhimento, o equilíbrio entre corpo e mente, e a relação do indivíduo com o meio ambiente e a sociedade.
Institucionalizadas pela Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC), essas práticas são oferecidas de forma gratuita pelo SUS, que já contempla 29 tipos de procedimentos integrativos como parte do cuidado oficial no Brasil.
Natal, inclusive, é reconhecida como uma das cidades pioneiras na implementação da política, com serviços estruturados e contínuos desde meados da década passada.
Rede PICS em expansão: CERPIC e 36 unidades atuantes
Atualmente, o município conta com um serviço estruturado: o Centro de Práticas Integrativas e Complementares (CERPIC), em funcionamento desde 2017. Localizado na Av. Deodoro da Fonseca, n.º 535, no bairro de Petrópolis, o centro funciona de segunda a quinta, das 8h às 16h, e nas sextas, das 8h às 12h.
Entre janeiro e abril de 2025, o CERPIC já contabilizou 8.691 procedimentos terapêuticos realizados para a população de Natal. Entre as técnicas mais procuradas estão:
- Auriculoterapia
- Acupuntura
- Terapia Floral
- Aromaterapia
- Cromoterapia
- Fitoterapia
- Medicina Vibracional
- Barras de Access
- Método Kovacsik — terapia natural complementar com foco no tratamento do câncer.
Além do CERPIC, a Rede PICS se estende por 36 unidades de saúde espalhadas pelos bairros de Natal, onde são ofertadas práticas como acupuntura, auriculoterapia e aromaterapia, dentro dos próprios territórios assistenciais. Essas práticas têm respaldo científico, estão incluídas em protocolos do SUS e não substituem os tratamentos médicos convencionais, mas atuam como complemento terapêutico eficaz, especialmente em quadros de dor crônica, ansiedade, depressão, estresse, distúrbios do sono e reabilitação.
A quem se destina o Funpics e como serão os atendimentos
Os serviços do Funpics seguirão o modelo da Rede PICS Natal: os usuários não farão agendamento direto, mas serão regulados pela Secretaria de Saúde a partir da demanda espontânea nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). A ideia é descentralizar e ampliar o acesso às terapias, mantendo a integração com a política de Atenção Básica.
O novo espaço funcionará como centro de referência terapêutica integrativa, mantendo também articulação com pesquisa, ensino e extensão universitária, promovendo a qualificação dos atendimentos com o suporte acadêmico da Funpec.
Para mais informações sobre os atendimentos já ofertados pela rede municipal, os interessados podem entrar em contato com o CERPIC pelo telefone (84) 3232-4593 ou pelo e-mail [email protected].