A Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro (SMS-RJ) reinicia nesta quarta-feira (7) a campanha de vacinação atualizada contra a Covid-19, oferecendo proteção contra a cepa JN.1. O município recebeu um lote inicial de 20.700 doses.
O grupo prioritário desta fase inicial são os idosos residentes em instituições de longa permanência.
Não perca nada!
Faça parte da nossa comunidade:
Adicionalmente, o Rio de Janeiro recebeu 13.040 doses da vacina Pfizer Baby, destinada à imunização de crianças de seis meses a quatro anos.
A vacina utilizada é considerada segura e eficaz na prevenção contra a variante JN.1 da Covid-19, contribuindo para a redução do risco de hospitalização e óbito decorrentes da doença. Para receber a dose atualizada, é necessário que o idoso tenha recebido a dose anterior há pelo menos um ano. A importância da vacinação é fundamental, como vimos em "Luto na Fiocruz: morre Marco Krieger, vice-presidente e defensor da vacinação", disponível no N10.
A expectativa é que, com a chegada de novas remessas, a vacinação seja expandida para outros grupos prioritários nas 240 salas de vacinação distribuídas nas unidades de atenção primária, como clínicas da família e centros municipais de saúde. A vacina também estará disponível nos Super Centros Cariocas de Vacinação, localizados em Botafogo, na zona sul, e no Park Shopping Campo Grande, na zona oeste.
Dia D de Vacinação contra a Gripe
No próximo sábado (10), das 8h às 17h, será realizado o Dia D de vacinação contra a gripe. A campanha estará em todas as unidades de atenção primária, no Super Centro Carioca e em diversos pontos extras espalhados pela cidade, como praças, associações de moradores, igrejas, centros comerciais e escolas. Mais de 500 mil doses da vacina contra a influenza estarão disponíveis.
No município do Rio, todas as pessoas a partir de seis meses de idade podem receber a vacina contra a gripe, com exceção de indivíduos com histórico de alergia grave a alguma dose anterior do imunizante. A vacinação não é recomendada para crianças menores de seis meses. Em sintonia com outras iniciativas, a "Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe: Dia D mobiliza o país neste sábado" também busca ampliar a cobertura vacinal, um tema que o N10 acompanha de perto.
Para se vacinar, é necessário apresentar um documento de identificação e, se possível, a caderneta de vacinação. A dose é anual, sendo necessário que todos que se vacinaram no ano anterior recebam uma nova dose este ano. Para aqueles que já foram imunizados anteriormente, o esquema vacinal consiste em dose única. Em 2025, mais de 700 mil pessoas já se vacinaram contra a gripe, e a meta do Rio é proteger cerca de 3 milhões de cidadãos até o final da campanha.
O secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz, declarou em nota: “O pico da doença ocorre nos meses de julho e agosto, no inverno. Então, é importante que a população esteja imunizada antes desse período. O ideal é que as pessoas busquem se vacinar o mais rápido possível para estarem protegidas. É uma vacina muito segura e, para facilitar o acesso, disponibilizamos centenas de pontos de vacinação em toda a cidade. Muitas unidades estão com programações lúdicas e culturais para tornar o Dia D uma grande festa da saúde, como o carioca gosta e merece. No último Dia D, em 2024, foram vacinadas 208 mil pessoas, e a expectativa é superar essa marca em 2025, no próximo sábado”. Campanhas como essa mostram a importância da mobilização, assim como vimos em "Mobilização nacional terá ação especial em Natal no Dia D de vacinação contra a gripe".