Nesta sexta-feira (20) a farmacêutica Johnson & Johnson anunciou que obteve bons resultados nos ensaios clínicos do comprimido que está desenvolvendo contra a Dengue. Este é o primeiro remédio a conseguir alcançar uma atividade antiviral contra o vírus e pode se tornar o primeiro tratamento para a infecção que mata cerca de mil pessoas ao ano no Brasil.
Os testes foram realizados durante o ensaio clínico com a Escola de Saúde Pública Johns Hopkins, 10 voluntários receberam uma dose alta da medicação contra a dengue durante cinco dias. Logo após, receberam uma injeção com uma dose enfraquecida do vírus, que possuía fragmentos de quatro variantes. Após isso, eles continuaram a tomar a pílula por 21 dias.
Não perca nada!
Faça parte da nossa comunidade:
Seis dos 10 voluntários não apresentaram nenhum vírus detectável da dengue no sangue mesmo após serem expostos ao patógeno, bem como nenhum sinal de que seu sistema imunológico tivesse respondido à infecção viral durante 85 dias de monitoramento. Todas as cinco pessoas do grupo placebo, que também receberam injeções com vírus da dengue, apresentaram carga viral detectável quando examinadas.
O medicamento da farmacêutica atua bloqueando a ação de duas proteínas virais, impedindo que o vírus faça cópias de si mesmo. Ele foi tolerado sem efeitos colaterais pelos participantes do estudo. A farmacêutica anunciou que fará novas rodadas de testes.
Prevenção e combate a Dengue
As doenças Dengue, zika e chikungunya são transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti. A forma mais eficaz de prevenção dessas doenças é o combate ao mosquito. Por isso, é importante que todos conheçam os riscos e saibam o que é preciso fazer para não deixar o mosquito nascer. O UNICEF atua em parceria com o Ministério da Saúde na mobilização da população para a erradicação do Aedes aegypti.
Com isso, as informações eficazes e precisas para o combate do mosquito e sobre como se prevenir podem chegar mais rápido a todas as regiões do País. Seguem algumas ações que a população deve tomar, pelo menos uma vez por semana:
- Verificar se a caixa d’água está bem tampada.
- Deixar as lixeiras bem tampadas.
- Colocar areia nos pratos de plantas.
- Recolher e acondicionar o lixo do quintal.
- Limpar as calhas.
- Cobrir piscinas.
- Tapar os ralos e baixar as tampas dos vasos sanitários.
- Limpar a bandeja externa da geladeira.
- Limpar e guardar as vasilhas dos bichos de estimação.
- Limpar a bandeja coletora de água do ar-condicionado.
- Cobrir bem a cisterna.
- Cobrir bem todos os reservatórios de água.
- Medidas que podem ser tomadas no cuidado pessoal e com a família:
- Utilize repelente.
- Cubra a maior parte do corpo com roupas claras quando possível.
- Coloque telas em janelas e portas.
- O mosquito possui hábitos diurnos, sobretudo ao amanhecer e ao entardecer. Por isso, é importante reforçar a atenção nesse período. Mas atenção: o mosquito é oportunista e pode picar à noite também.
- ilustração mostra um mulher grávida deitada numa cama sob um mosquiteiro
Cuidados com crianças de até 2 anos:
- Proteja o ambiente com telas em janelas e portas, e procure manter o bebê com uso contínuo de roupas que cubram a maior parte do corpo, como calças e blusas de mangas compridas.
- Mantenha o bebê em locais com telas de proteção, mosquiteiros ou outras barreiras disponíveis.
- A amamentação é indicada até o segundo ano de vida ou mais, devendo ser exclusiva nos primeiros seis meses.
- Caso observe manchas vermelhas na pele, olhos avermelhados ou febre, procure um serviço de saúde.
- Mantenha a vacinação em dia, de acordo com o calendário vacinal da Caderneta da Criança.