Combate à Dengue: Ministra Nísia Trindade defende ação global

Combate à Dengue: Ministra Nísia Trindade defende ação global
Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil

A ministra da Saúde, Nísia Trindade, alertou para a necessidade de um esforço global no combate à dengue, afirmação feita durante entrevista ao programa Bom Dia Ministra, da Empresa Brasil de Comunicação (EBC). Segundo a ministra, o avanço da doença está intrinsecamente ligado às mudanças climáticas, expandindo seu alcance para regiões antes livres do mosquito Aedes aegypti.

Expansão da Dengue e o Aquecimento Global: Nísia Trindade destacou a expansão da dengue para áreas subtropicais, citando o Uruguai e o sul do Brasil como exemplos. “A dengue hoje é um problema de saúde global, inclusive em áreas subtropicais, como é o caso do Uruguai e do Sul do nosso país, que passaram a ter dengue. É sempre bom lembrar que o aquecimento global é o responsável por essa grande transmissão. Portanto teremos mais países lidando com esse problema”, declarou a ministra.

Estratégias de Enfrentamento: A ministra enfatizou a importância da colaboração internacional para prevenção e conscientização, argumentando que a estratégia de combate à doença requer uma dimensão global. Ela destacou as ações do Ministério da Saúde para fortalecer o papel de estados e municípios, além do engajamento da população. Nesse sentido, a ministra mencionou a necessidade de ampliar as redes de colaboração e a utilização de tecnologias para o controle do mosquito transmissor.

Tecnologias e o Plano Nacional de Enfrentamento à Dengue: Embora ainda não exista um plano nacional para a utilização em larga escala de novas tecnologias no controle do mosquito, a ministra informou que alguns municípios e estados já as utilizam com o apoio do ministério. “Estamos trabalhando para ampliar essas tecnologias de controle do mosquito”, afirmou Nísia Trindade. Em setembro de 2024, foi lançado um plano nacional de combate à dengue que inclui a prevenção e a conscientização da população, bem como a atuação das prefeituras na gestão de resíduos urbanos e de focos de água parada. Para entender melhor a dimensão do problema, veja os dados sobre os mais de 6,5 milhões de casos prováveis de dengue no Brasil em 2024.

Dia D de Mobilização: Nísia Trindade reforçou a importância do Dia D de Mobilização contra a Dengue, marcado para 14 de dezembro, para intensificar campanhas de conscientização e engajamento popular. “Todo governo estará envolvido, com a participação de governadores e ministros. Nossos secretários do ministério se distribuirão Brasil afora. Vai ser um dia muito importante. Quero convidar a todos para se somarem esses esforços”, disse a ministra, acrescentando que agentes comunitários e de endemias também participarão ativamente. Os locais específicos das ações ainda serão divulgados, mas a ministra incentivou a participação individual na comunidade.

Reforma Tributária e a Saúde: A ministra comentou sobre a aprovação do relatório da Reforma Tributária, destacando a alíquota zero para medicamentos do programa Farmácia Popular. “Isso é muito positivo e importante. No programa Farmácia Popular, tão querido pela população, a alíquota zero é para todos os produtos. Mas, além disso, a reforma tributária traz o que eu gosto de chamar de tributo pela saúde, em vez de imposto do pecado. É realmente um tributo pela saúde com [a taxação de] todos aqueles produtos que podem trazer problemas de saúde, agravamento de quadros de saúde, como é o caso do tabaco, dos cigarros, dos refrigerantes, das bebidas açucaradas”, explicou.

Deixe um comentário

Seu e‑mail não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.