Resumo da Notícia
BYD deu nesta quinta-feira (9) um passo decisivo na sua estratégia para dominar o mercado brasileiro de carros elétricos e híbridos. A montadora chinesa inaugurou oficialmente a produção nacional na antiga fábrica da Ford em Camaçari (BA), em uma cerimônia com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, do vice-presidente Geraldo Alckmin e do fundador da empresa, Wang Chuanfu. A operação começa com três modelos: Dolphin Mini, Song Pro e King.
A chegada da linha de montagem marca o início de um plano robusto, que prevê investimentos de R$ 5,5 bilhões e capacidade para 150 mil veículos por ano, podendo chegar a 600 mil na etapa final. As unidades serão produzidas em regimes CKD e SKD e atenderão também mercados da América do Sul. Para impulsionar as vendas, a empresa aposta forte nas modalidades de vendas diretas — voltadas para taxistas, frotistas e pessoas com deficiência (PCD) — com preços bastante agressivos.
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O grande destaque dessa estratégia é o Dolphin Mini GL, nova versão de entrada do hatch elétrico que já lidera o mercado nacional. Ele chega com preço cheio de R$ 118.900, mas para taxistas o valor cai para R$ 98.590 e para PCD, R$ 99.990. A versão conta com bônus superior a R$ 20 mil e será a principal aposta da marca para ganhar escala ainda em 2025.
O modelo nacional adota uma bateria menor, de 30,08 kWh, garantindo autonomia de 250 km — um pouco menos que os 280 km da versão com bateria Blade de 38 kWh. A motorização elétrica entrega 75 cv e 13,8 kgfm de torque, com câmbio automático de uma marcha. Além de ser mais acessível, a versão urbana foi desenhada para atender ao público que busca economia e isenção de impostos.
A nova linha 2026 também traz pequenas atualizações estéticas, como a cor Glacial Blue inédita e a substituição da inscrição “Build Your Dreams” na traseira pelo logo “BYD”. Por dentro, o hatch mantém o bom acabamento e passa a oferecer multimídia com ICS 3.0, incluindo aplicativos como YouTube e Zoom. Os equipamentos continuam generosos para o segmento, com piloto automático, seis airbags, central multimídia de 10,1”, painel digital de 7”, chave presencial e câmera 360°.
O Dolphin Mini mede 3,80 m de comprimento e 2,50 m de entre-eixos, comporta cinco ocupantes e tem porta-malas de 230 litros. A produção em série começa imediatamente, e a distribuição para a rede de concessionárias está programada para a próxima semana. A promoção especial para PCD segue válida até 31 de outubro ou enquanto durarem os estoques.
A liderança do hatch no mercado é expressiva: segundo a Fenabrave, foram quase 23 mil unidades vendidas entre janeiro e setembro de 2025, consolidando-o como o elétrico mais emplacado do país. Com a versão GL mais barata e produzida localmente, a BYD pretende ampliar ainda mais essa vantagem.
Além do Dolphin Mini, Song Pro e King também terão versões com incentivos para vendas diretas em novembro. O SUV híbrido plug-in terá preços a partir de R$ 132,9 mil para taxistas, enquanto o sedã sairá por R$ 124,9 mil. A meta da empresa é clara: transformar Camaçari em um polo estratégico para a expansão da mobilidade elétrica na América do Sul.



