A Pinacoteca do Estado, sediada no Palácio Potengi, em Natal, integra a 23ª Semana Nacional de Museus, promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), ligado ao Ministério da Cultura (MinC). O evento acontece entre os dias 13 e 17 de maio de 2025, com o tema “O futuro dos museus em comunidades em rápida transformação”.
A instituição participa da programação com três atividades gratuitas e abertas ao público:
Não perca nada!
Faça parte da nossa comunidade:
- Exposição “Faces do Reduto”: de terça (13) a sábado (17), com visita mediada das 10h às 16h;
- Instituto Rossini Perez: Acervo Aberto: apenas na terça-feira (13), das 10h às 13h, também com visita guiada;
- Mutirão de Mapeamento Cultural: no sábado (17), das 9h às 13h, em parceria com o CECOP – Pontão de Cultura e Comunicação.
A Semana Nacional de Museus propõe a reflexão sobre o papel dos processos museais em meio às mudanças sociais, tecnológicas e ambientais que impactam diretamente comunidades locais e instituições culturais. O evento não se restringe a museus convencionais, abrangendo também salas de cultura, centros culturais, memoriais, podcasts, comunidades quilombolas, parques históricos, cemitérios, ateliês, laboratórios de arte e redes de educadores.
Também são incluídas pessoas físicas ligadas à preservação da memória, como mestres de saberes, professores, estudantes, mestrandos e doutorandos das áreas de museologia e correlatas.
A proposta do Ibram destaca a necessidade de valorização do patrimônio imaterial, formado por saberes, práticas e tradições. Segundo o Instituto, os museus devem promover esse legado como forma de preservar o passado e manter vivas as práticas culturais no presente e no futuro.
A programação completa da Semana pode ser consultada no site oficial do Ibram.
Serviço
📅 13 a 17 de maio de 2025 (terça a sábado)
⏰ Terça a sexta, das 8h às 17h; sábados e domingos, das 9h às 16h
📍 Palácio Potengi – Praça Sete de Setembro, Cidade Alta, Natal/RN
🎟 Entrada gratuita