Festival Pint of Science leva debates sobre ciência e clima a bares de Mossoró

Festival Pint of Science leva debates sobre ciência e clima a bares de Mossoró
Foto: Divulgação

O Festival Pint of Science, que celebra 10 anos no Brasil, está levando discussões científicas a bares de Mossoró, no Rio Grande do Norte. O evento, que ocorre em 169 municípios brasileiros, busca popularizar a ciência de forma acessível e descontraída.

Em Mossoró, a iniciativa conta com a parceria da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern), da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa) e do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN). Professores e pesquisadores dessas instituições estão participando ativamente das atividades.

O tema central deste ano, escolhido em colaboração com o Instituto Clima e Sociedade, é “Tempo de mudanças“. Os encontros estão sendo realizados no restaurante Buscapé Budd, no bairro Nova Betânia, com início às 19h30.

Na noite de abertura, o professor Washington Sales, da Ufersa, abordou a influência da inteligência artificial no cotidiano, com a palestra “A vida On e Off se misturam, quem somos na era da AI?“. Em seguida, James Costa Lima, também da Ufersa, explorou as conexões entre arte, política e botânica em face das mudanças climáticas, na apresentação “Pintou um clima? Arte, política e plantas num contexto de mudanças climáticas“.

Pablo de Castro, professor da Uern, destaca a importância do evento para a disseminação do conhecimento científico. “Isso é muito importante porque auxilia nessa popularização da ciência, porque permite com que esse conhecimento produzido muitas vezes dentro das universidades, ele extravase os muros da universidade e possa ir para um ambiente descontraído para se falar de temas tão importantes por profissionais qualificados“, explicou o organizador.

Programação dos próximos dias:

Terça-feira, 20

  • Dra. Dária Raquel Queiroz de Almeida, da Uern, abordará os impactos das mudanças climáticas na saúde humana, com foco em possíveis efeitos cancerígenos invisíveis.
  • Dr. Stefeson Bezerra de Melo, da Ufersa, levantará questionamentos sobre os custos ambientais da tecnologia na palestra “IA: Inteligência Artificial ou Impacto Ambiental?”.

Quarta-feira, 21

  • Dr. Alexandre Lopes apresentará soluções arquitetônicas sustentáveis na palestra “Arquitetura térmica: sua casa fria sem agredir o planeta”.
  • Dr. Leonardo Lelis de Macedo Costa, da Ufersa, discutirá como as variações climáticas afetam a produção animal e os custos alimentares das famílias.

Saiba mais sobre o evento acessando www.pintofscience.com.br

Deixe um comentário

Seu e‑mail não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.